Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 25 de setembro de 2022

Siga nossas Redes Sociais

Setor Educação, da CNBB, apresenta programação do 21º Encontro Nacional da Pastoral da Educação

17/08/2022   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

Com o tema: “Pastoral da Educação: centralidade, identidades e missão”, o 21º Encontro Nacional da Pastoral da Educação, o ENAPE, acontecerá na modalidade híbrida, dias 19 a 21 de agosto, com participação presencial de 120 educadores representantes dos regionais da CNBB e mais de mil inscritos no formato virtual. Todas as atividades do encontro contarão com transmissão, ao vivo, pelo Youtube da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB.

A iniciativa deseja refletir, partilhar e traçar caminhos para fortalecer a presença evangelizadora nos múltiplos espaços educativos deste imenso Brasil. Além disso, em um cenário de rápidas mudanças socioculturais todos são convocados a pensar qual a missão, a centralidade e as identidades da Pastoral da Educação de maneira que esta seja, de forma efetiva, uma presença qualificada da Igreja nos ambientes educativos.  

Padre Júlio César Evangelista Resende, assessor do Setor Educação da CNBB

Segundo o padre Júlio César Evangelista Resende, assessor do Setor Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é preciso reconhecer a pluralidade de ações empreendidas pela Igreja no campo educativo. “A Pastoral da Educação atua de forma diversa em muitas frentes em cada região do país buscando ser presença evangelizadora juntos aos educadores e escolas”. 

Neste sentido, a programação do encontro, conforme o padre Julio, propõe oferecer um panorama amplo destas experiências, por isso “utilizamos a imagem do mosaico, como expressão desta diversidade, que reunida, dá forma ao nosso compromisso cristão com a educação.”    

 Programação

Sexta, dia 19 de agosto

A programação do encontro poderá ser acompanhada, ao vivo, a partir das 20h, na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto. A abertura será realizada pelo arcebispo de Goiânia e presidente da Comissão para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva. 

O painel de abertura tem a temática “Escuta da realidade educativa e eclesial” e tem como objetivo oferecer um breve panorama sobre a realidade atual da educação e ação pastoral no campo educativo como instrumento de contextualização para os educadores presentes no encontro.  

  • Escuta das realidades Educativas:  professor do departamento de Educação da PUC Goias, José Carlos Libâneo  

Ementa: Apresentar uma visão geral sobre a realidade educativa no país com os avanços e os desafios atuais (políticas públicas de estado, contexto sociocultural, pandemia etc.). Indicar e analisar as recentes pesquisas sobre as lacunas de aprendizado na atualidade.  

  • Escuta da realidade eclesial: padre Danilo Pinto  

Ementa: Apresentar uma visão geral sobre a realidade pastoral/eclesial no país com os avanços e os desafios atuais como apresentadas as últimas análises de conjuntura eclesial. Concentrar sobre algumas informações no campo da Pastoral da Educação (panorama atual e seus desafios) e apontar as inspirações do Pontificado do Papa Francisco para a missão dos católicos na educação;

Sábado, dia 20 de agosto 

Manhã – Na manhã do sábado dia 20 de agosto, será realizado o mosaico “rostos e vozes da Pastoral da Educação” como expressão da pluralidade de formatos na ação evangelizadora no contexto educativo.  Cada apresentador, como uma peça desse mosaico, relatará sua experiência pastoral indicando aspectos práticos e de organização do seu respectivo tema de maneira a ajudar os participantes a entender a respectiva ação pastoral. 

  • Pastoral da Educação no contexto paroquial   
  • Pastoral da Educação e políticas públicas, nas cidades, campo, águas e florestas   
  • Pastoral da Educação e Formação de Educadores   
  • Pastoral da Educação e Ensino Religioso   
  • Pastoral da Educação na escola e parcerias com SME/ SEE  
  • Pastoral da Educação e a interlocução com outras pastorais e organismos 
  • Pastoral da Educação e Movimentos Populares   
  • Pastoral da Educação e escolas católicas   
  • Pastoral da Educação, ecumenismo e diálogo Inter-religioso 

Tarde – Na tarde de sábado acontecerá a visita dos educadores à Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade, Goiás, com missa às 17h30 presidida pelo arcebispo de Goiânia e presidente de Comissão  para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino.

Domingo, 21 de agosto 

 Na manhã de domingo serão oferecidas três oficinas com o objetivo despertar a sensibilidade dos agentes de pastoral para temas centrais na missão assim como inspirar iniciativas. São elas: 

  • Mística do educador e sinodalidade    
  • Políticas Públicas como ação pastoral  
  • Igreja de Goiás e ação pastoral no campo educativo  

 O encerramento do encontro será com o painel “Desafios educativos e pastorais”. Este painel tem como objetivo lançar um olhar para o futuro e provocar os educadores e agentes de pastoral a refletir alguns desafios já presentes no cotidiano das escolas.  Cada apresentador é convidado a descrever o respectivo tema na atualidade, indicar de que forma tal tema desafia a prática educativa assim como na ação pastoral. Seria oportuno tecer algumas indicações práticas como resposta ao respectivo desafio.  

  • Dilemas da pós-pandemia educação e pastoral.  
  • Sociedade hiper conectada: educação e pastoral  
  • Testemunho cristão e pluralismo dos ambientes educativos   

 Fonte: CNBB

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184