Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 28 de setembro de 2021

Siga nossas Redes Sociais

Setembro Amarelo: Pascom Brasil lança podcasts sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida

03/09/2021   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, um mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a saúde mental. Para tratar o tema, a Pascom Brasil lança a série Ponto & Vírgula com quatro episódios, que serão divulgados semanalmente às sextas-feiras. Participam da série o coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, que faz a mediação da conversa com Padre Lício de Araújo Vale, CEO do Instituto Influir, suicidólogo, educador e palestrante e Maria Clara Lira Bezerril, psicóloga especialista em Saúde Mental. Os conteúdos são disponibilizados nos principais agregadores de podcasts – Spotify, Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Breaker, Pocket Casts e RadioPublic.

Segundo Marcus Tullius, a iniciativa de trabalhar o setembro amarelo em formato de podcasts surgiu no Grupo de Trabalho (GT) Produção da Pascom Brasil. “No início de agosto, enquanto estávamos planejando os conteúdos para o portal e redes sociais da Pascom do mês de setembro, surgiu a discussão de trazer o tema do setembro amarelo, dados os números altos de pessoas que atentam contra a própria vida, especialmente os mais jovens. Então, decidimos convidar o Padre Lício, que é uma autoridade e referência no assunto. Ele aceitou prontamente o convite e também trouxe a psicóloga Maria Clara, que faz parte do Instituto Influir”, afirmou.

O coordenador geral da Pascom Brasil ainda comenta que a ideia trazer o tema tem o objetivo de quebrar um pouco do tabu presente na abordagem, especialmente no ambiente eclesial.

“Falar de suicídio ainda é um tabu, infelizmente. Consideramos que por meio desta série de podcasts poderíamos colaborar na conscientização do assunto e comunicar uma mensagem propositiva de que é possível preveni-lo. Quisemos acentuar também a tônica pastoral do assunto, pois muitas vezes não sabemos agir com as pessoas que apresentam transtornos mentais ou comportamentos suicidas. Sabendo que às vezes o pedido de ajuda chega por meio das redes sociais da paróquia ou da diocese, pensamos que seria uma oportunidade de ajudar no acolhimento correto.”

Confira o primeiro episódio da série.
Por que “Ponto & Vírgula”? 

A série tem o nome de Ponto & Vírgula. Este é um movimento que, de acordo com os próprios integrantes, “mostra amor e esperança a quem tem tendências depressivas e suicidas”. O sinal gráfico dá nome, inclusive, a um projeto, o Project Semicolon (semicolon é ponto e vírgula em inglês), que nasceu em 2013 com o intuito de trazer amor e esperança para quem tem tendências depressivas, suicidas ou a automutilação e construir uma vida melhor para pessoas em todo o mundo que enfrentam doenças mentais.

Ponto e vírgula, na Língua Portuguesa, deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. Na intuição dos idealizadores do projeto significa quando um autor pode terminar uma frase, mas escolhe continuar.

Para Adielson Agrelos, coordenador do GT Produção da Pascom Brasil e coordenador da Pascom no Regional Leste 1,

“a série ‘Ponto & Vírgula’ representa o desejo e a disponibilidade da Pascom Brasil de se colocar disponível e próxima de todos os que passam tribulações e sofrimentos nesse momento, sejam eles quais for. “Ponto & Vírgula” é um suspiro breve para retomar o fôlego e seguir adiante, ir em frente, continuar!”

Os convidados 

Para participar dos podcasts, a Pascom Brasil contou com a participação do Padre Lício de Araújo Vale e Maria Clara Lira Bezerril. Eles integram o Instituto Influir, que “trabalha para transformar as pessoas por meio da educação.” A metodologia psicoeducativa é liderada por equipe multidisciplinar composta por psicólogos, pesquisadores, psicopedagogos, suicidólogos, psiquiatras, educadores, entre outros profissionais, que visam o acolhimento humano, a prevenção e o tratamento das doenças mentais a partir das mudanças comportamentais.

(Créditos: Reprodução)

Padre Lício de Araújo Vale é natural de São Paulo e CEO do Instituto Influir. Padre na Diocese de São Miguel Paulista (SP), educador e palestrante. Licenciado em filosofia pela PUC-SP e graduado em teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP). Qualificado em Suicídio e Automutilação pela UNIPAR, Especializado em Prevenção ao Suicídio pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor de pós-graduação em Especialização em Intervenção na Automutilação, Prevenção e Posvenção do Suicídio no Instituto Vita Alere, Pesquisador sobre luto e valorização à vida. Foi secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB (SP) por oito anos (1996-2003). Já ministrou cursos e palestras sobre suicídio no Brasil e no exterior. Atualmente é pároco da Paróquia Sagrada Família de Vila Praia, São Paulo (SP), e membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio (ABEPS), Membro da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), membro da Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP), entidade essa que é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

(Créditos: Reprodução)

Maria Clara Lira Bezerril é psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Formação em Gestalt Terapia e Terapia Sistêmica Breve Familiar. Cursando Especialização em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial e em Neuropsicologia. Em formação em Aromaterapia pela ABRATH, aplicação técnica em ambiente clínico. Possui experiência em Saúde Pública, cursou Residência Multiprofissional em Atenção Básica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando no Núcleo Ampliado de Saúde da Família,  além de ter atuado na área de Direitos Humanos no Centro de Referência em Direitos Humanos vinculado também a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Palestras em universidades públicas e privadas e atualmente faz parte do Núcleo de Educação Permanente para trabalhadores do SUS da rede de saúde do município de Suzano/SP e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Além do trabalho que desenvolve no SUS, tem como foco o  trabalho com Mulheres e famílias trabalhando diversas temáticas, entre elas, violências doméstica, relacionamentos abusivos, Autogestão feminina e autoestima. É autora de artigo científico em Saúde Mental e capítulo de livro técnico, publicados em eventos educacionais em âmbito nacional e internacional.

Da Redação Pascom Brasil
Fonte: CNBB

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388, Centro Patos de Minas - MG - CEP: 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184