Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 22 de maio de 2022

Siga nossas Redes Sociais

Série de vídeos sobre os 15 anos de Aparecida: para dom Luiz Soares Vieira, conferência foi um “kairós na vida da Igreja”

13/05/2022   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

Nas celebrações dos 15 anos da Conferência de Aparecida, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma série de vídeos com bispos que estiveram no encontro continental e outros que carregam em seu ministério as inspirações contidas no documento fruto do evento. No primeiro vídeo, o arcebispo emérito de Manaus e ex-vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira partilha sua experiência destacando que “Aparecida foi um kairós para a Igreja”.

O ex-vice-presidente da CNBB entre 2007 e 2011 acredita que a V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribe marcou a Igreja ao chamar atenção para o principal:

“Qual é o ponto de partida de tudo o que a Igreja faz? É um encontro pessoal, forte com Jesus Cristo. Isso trouxe um chamado da Igreja para aquilo que a Igreja deve transmitir para o mundo que é a mensagem, a pessoa de Jesus Cristo”.

Dom Luiz Soares também destaca o “ambiente de amizade e de encontro”, além da convivência dos bispos com os peregrinos, fiéis que estavam em Aparecida para visitar a casa da padroeira do Brasil e também encontrar o Papa Bento XVI. Ele também recorda a atuação do então cardeal Jorge Mário Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, na Argentina, que presidiu a Comissão de Redação do Documento. Seis anos depois da V Conferência, foi eleito Papa, assumindo o nome de Francisco e colocando em seu pontificado as grandes inspirações do Documento de Aparecida.

Confira o vídeo:

O vídeo foi produzido pela Assessoria de Comunicação da CNBB com o apoio do Regional Sul 2 da CNBB e de Cristiano Pedrazani e de Mariana Brito, da TV Desterro on-line e Rádio Desterro FM 106.5.

Fonte: CNBB

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184