Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 18 de outubro de 2021

Siga nossas Redes Sociais

Semana Nacional da Vida: estudos abordam temas dos encontros

30/09/2021   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

A Comissão Episcopal para a Vida e a Família e a Comissão Especial de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizaram gratuitamente um material de estudos e de reflexões que aborda os assuntos que serão discutidos durante a Semana Nacional da Vida 2021. Neste ano, as celebrações têm como tema: “Família, Santuário da Vida” e ocorrerão entre os dias 1° e 7 de outubro. No dia 8, será a vez de celebrar o Dia do Nascituro.

“É um momento muito especial de vivenciarmos o Evangelho da Vida e motivarmos nossas comunidades para celebrar este dom que recebemos de Deus”, disse o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, dom Ricardo Hoepers. “Trata-se de um material mais voltado para aprofundar os temas e para servir de subsídio nas reflexões das atividades durante a Semana”, completou o bispo.

Baixe o material com Estudos-e-reflexoesBaixar

Os textos estão divididos conforme as celebrações dos oito encontros:

1º Encontro – O valor incomparável da pessoa humana

2º Encontro – Na raiz da violência contra a vida

3º Encontro – Sinais de esperança e convite ao compromisso

4º Encontro – A vida é sempre um bem

5º Encontro – Veneração e amor pela vida dos outros

6º Encontro – A vida humana é sagrada e inviolável

7º Encontro – Anunciar o Evangelho da Vida

Dia do Nascituro – Os filhos são Bênçãos do Senhor

Entre os especialistas que elaboraram os textos estão a médica e doutora em Teologia, Maria Inês de Castro Millen, a doutora em Microbiologia e Imunologia, Lenise Aparecida Martins Garcia, e a médica e doutora em Bioética, Maria Emília de Oliveira Schpallir Silva, entre outros. Dom Ricardo Hoepers também assina alguns artigos.

“Esperamos que esse material possa servir para nos motivar mais ainda como cooperadores no serviço à vida, já que nossa Comissão vem se esforçando para que a Semana da Vida seja cada vez mais ampliada e motivada em todos Brasil”, reforçou o bispo de Rio Grande (RS).

Saiba mais

Os temas abordados na Semana Nacional da Vida são inspirados na carta encíclica Evangelium Vitae – sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, de São João Paulo II. No texto, de 1995, ele reitera a vocação da família para ser “constitutivamente santuário da vida”.

O subsídio Hora da Vida na versão digital está disponível no aplicativo Estante Pastoral Familiar.

Materiais de apoio

Para auxiliar na divulgação da Semana Nacional da Vida na sua diocese, utilize os materiais preparados pela Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar.

Baixe no link: https://bit.ly/PacoteSNV21

Fonte: Portal Vida e Família – André Luiz

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184