Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 24 de abril de 2024

Semana Acadêmica 2022 – Seminário Maior

29/11/2022   .    Notícias da Diocese

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro a rotina no Seminário Maior foi movimentada pela realização da Semana Acadêmica 2022.

Foram três dias de atividades que envolveram seminaristas e leigos da comunidade, padres e professores. Todas as atividades aconteceram no período noturno e no próprio Seminário.

As exposições temáticas foram realizadas no auditório, enquanto que a Santa Missa no último dia se realizou na Capela Jesus Evangelizador, e contou com a participação dos alunos e professores do Seminário.

Na terça feira, dia de abertura da Semana Acadêmica, o diretor de estudos, Padre Robson Caixeta Silva, e o reitor Padre Iram Alves Martins Júnior, deram as boas-vindas aos participantes e manifestaram a satisfação pela realização do evento, bem como ressaltaram a importância do evento para o enriquecimento cultural e científico da Diocese como um todo.

Em seguida, o professor de metodologia científica, Saulo, apresentou algumas considerações sobre a relevância da pesquisa e do engajamento dos alunos para a investigação científica, tanto em filosofia quanto em teologia. Ele também considerou como o potencial dos alunos pode ser desenvolvido e se tornar espaço fecundo de ensino e aprendizado.

Nesse primeiro dia também houve o lançamento de duas obras do professor doutor Carlos Roberto. Ele colabora com a formação há alguns anos e se dedica às ciências das letras. Nesse sentido ele expôs sua preocupação com o lugar da linguagem em nossas vidas, como também considerou a singularidade da literatura enquanto agente de descrição dos dramas da vida humana, desde de seus problemas existenciais mais profundos até aqueles dilemas corriqueiros do dia a dia.

No segunda dia do evento a presença do Padre Edmar José da Silva, sacerdote do clero da Arquidiocese de Mariana, enriqueceu o debate a partir da exposição sobre o “sentido da vida”. Ele adotou uma abordagem de introdução do problema refletindo sobre a importância existencial de nos questionarmos pela a razão de ser da nossa vida.

Além disso, encorajou os ouvintes a considerarem a própria vida desde um sentido mais profundo, o sentido de ser uma pessoa e com possibilidade de transcender até mesmo a realidade da matéria e lançar a própria história em um plano de eternidade. Nesse sentido é possível encontrar a verdadeira motivação para viver, uma vez que a intensidade com que levamos a vida depende de darmos cor e sabor aos nossos dias. E aí é que surge um questionamento prático: “Em que temos colocado o sentido de nossas vidas?”. Será que o sentido pode estar em coisas, ou deveria estar em pessoas? Ou ainda, não seria melhor nos apoiarmos em Deus somente?

Na quinta-feira, dia da conclusão da Semana Acadêmica, quatro alunos fizeram a apresentação de artigos que foram elaborados na conclusão de seus respectivos cursos, dois da filosofia e dois da teologia. Foram tratadas as temáticas: a) bíblica, a partir do livro de Jó no tema do sofrimento do justo; b) escatológica, em relação a morte e sua perspectiva cristã de passagem; c) sócio-política, na obra do filósofo Maquiavel; d) antropológica, sobre a psique na perspectiva da filosofia de Edith Stein.

Por fim, aconteceu no refeitório, o convívio comemorativo pelos 25 anos do Seminário Maior Dom José André Coimbra, encerrando também as atividades comemorativas que se realizaram ao longo deste ano de 2022.

O bom êxito do projeto é resultado de um comprometimento da equipe formativa do Seminário Maior Dom José André Coimbra, que almeja sustentar um trabalho de excelência na formação do clero e do povo de Deus da Diocese de Patos de Minas. Esses 25 anos de história mantêm viva a tradição nutrida por essa porção da Igreja, de prezar pela verdade e pelo amor testemunhados por Cristo, o modelo perfeito e razão última.