Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 28 de setembro de 2021

“Saúde, vacina já para todos e todas” será o tema da 3ª live em preparação ao 27º Grito dos Excluídos e Excluídas

16/08/2021   .    Notícias da Igreja

“Saúde, vacina já para todos e todas” será o tema da live desta terça-feira, 17 de agosto, em preparação para o 27º Grito dos Excluídos e Excluídas. A conversa acontecerá a partir das 20h, através da página do Facebook e canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana (MG).

De acordo com o padre Marcelo Moreira Santiago, um dos articuladores do Grito dos Excluídos na Arquidiocese de Mariana, discutir sobre a temática é importante, pois “o eixo recorda o desafio da saúde e da importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir o direito à saúde de toda a população brasileira. [Ainda], questiona as ações do governo diante da pandemia da Covid-19, que, infelizmente, agravaram a crise sanitária no país”.

Segundo dados do consórcio de veículos imprensa, atualizados às 20h desta quinta-feira (12), atualmente, mais 160 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Brasil desde o começo da vacinação, em janeiro. Desse número, 112.046.147 pessoas receberam a primeira dose do imunizante, enquanto 48.269.832 pessoas tomaram a segunda dose ou a dose única. Assim, no momento, a população completamente imunizada é de 22,80% dos brasileiros.

Ainda conforme as informações do consórcio de veículos de imprensa, o número de óbitos registrados no Brasil desde o início da pandemia é de 566.988. Já os casos confirmados são 20.284.747 no total.

“O Brasil amarga uma realidade triste de ser um dos países em que mais pessoas foram infectadas com a Covid-19 e vieram a óbito. Tenho para mim, o que aliás é voz comum, que podíamos ter evitado a morte de tanta gente. Faltou maior unidade nas ações e estratégias do Ministério da Saúde em relação à coordenação e combate a essa pandemia; houve um “negacionismo” do governo central, querendo desacreditar a ciência e minimizando a pandemia e seus efeitos, trazendo desinformação, fake news, morosidade nas ações, polarizações e divisões em todo o país”, afirmou o padre Marcelo em entrevista à edição deste mês do Jornal Pastoral. Clique aqui para ler a entrevista na íntegra

Mobilização

O mês de agosto será marcado pela mobilização para o 27º do Grito dos Excluídos e Excluídas na Arquidiocese de Mariana. Para isso, serão realizadas lives durante todas as terças-feiras do mês de agosto, sempre às 20h, com transmissão pela página no Facebook e no canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana. Além disso, spots de divulgação para as rádios e vídeos abordando os sete eixos temáticos fazem parte da série de ações para a ocasião. Baixe aqui os materiais de divulgação

Até o momento foram realizadas duas lives com os seguintes temas: “Terra-território, Teto e Trabalho: a esperança está na organização popular e na soberania como princípio democrático” “Juventudes: Protagonismo juvenil e participação popular”. Veja como está a programação:

17/08 – Saúde, vacina já para todos e todas;
24/08 – Militarização: Racismo e preconceito;
31/08 – Mulheres: Equidade e direitos.

Acompanhe a live do dia 17/08 em:

Comunicação da Arquidiocese de Mariana

Rua Tiradentes, 388, Centro Patos de Minas - MG - CEP: 38700-134