Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 27 de maio de 2022

Siga nossas Redes Sociais

São Sebastião, Mártir

19/01/2022   .    Artigos de Formação
Compartilhe

Hoje, 20 de janeiro, celebramos a memória facultativa de São Sebastião Mártir, protetor da humanidade contra fome, a peste e a guerra. Exemplo de cristão que doou, sem medidas, sua vida para a evangelização e para o amor do irmão.

Nascido em Narbonne, na Gália, atual França, foi ainda pequeno para Milão, na Itália, data por volta do século terceiro. Desde cedo, sempre generoso ao serviço do próximo. “Ao entrar para o serviço no Império, como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –, porque o imperador adorava os deuses. Enquanto os cristãos não adoravam as coisas, mas as três Pessoas da Santíssima Trindade. Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito.” (cf. https://santo.cancaonova.com/santo/sao-sebastiao-defensor-da-igreja/ – acesso em 17 de jan de 2022).

São Sebastião foi preso a um tronco e levou várias flechadas a mando do imperador, dado as denúncias que o santo deu a paganismo e a injustiça pelo império de Diocleciano. São Sebastião foi dado como um morto, mas ele foi curado e continuou sua missão de evangelização e testemunho. E em 288 foi duramente martirizado.

Que São Sebastião, exemplo de cristão que doou a vida sem medida e entregou-se para martírio, possa interceder a nós para que vivamos fielmente o Evangelho de Jesus Cristo, bem como à missão que nos foi dada.

Ó glorioso mártir São Sebastião, protegei com a Vossa intercessão, livrai-nos de todo o mal, de toda a epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam para Jesus aqueles que se perderam na fé, ajudai que o justo persevere até o fim na fé

Saudações em Cristo!

Fonte: CNBB do Regional Leste 2 – Dom Eurico dos Santos Veloso – Arcebispo Emérito de Juiz de Fora/MG

Foto: Shutterstock/ Arte: Rosane Pereira

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184