Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 27 de maio de 2022

Siga nossas Redes Sociais

Saiba o que fazer com seu ramo abençoado

09/04/2022   .    Artigos de Formação
Compartilhe

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, esta que tem seu ápice no Tríduo Pascal, na celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Redentor Jesus Cristo.

A celebração de Ramos nos traz à memória a entrada triunfante de Jesus na cidade de Jerusalém, centro de todo o poder religioso, econômico e social do povo judeu. Ao entrar na cidade, Jesus é recebido como um rei e saudado com pessoas que lançavam ramos para que ele passasse, e o aclamavam com ‘hosanas’, como nos aponta o evangelho de São João 12, 12-13. Assim, a Igreja Católica inicia as celebrações da Semana Santa fazendo memória a este local, e que logo se tornaria o centro da condenação numa morte de Cruz.

Dentro do rito da celebração do Domingo de Ramos, temos o momento em que os ramos são abençoados, e uma dúvida surge para muitos fiéis:

O que devo fazer com os ramos abençoados, após a celebração?

A Igreja utiliza os ramos abençoados para a fabricação das cinzas que serão distribuídas no próximo ano, na celebração da Quarta-feira de Cinzas, abertura da Quaresma.

Na tradição popular, os antigos levavam seus ramos para casa para também fabricarem cinzas e utilizarem para abençoar as plantações, a terra e até mesmo em períodos de grandes chuvas, pedindo a benção e a proteção de Deus.

Assim, nada impede ou obriga os fiéis que o façam, pois esta tradição é também uma forma de estar em comunhão com a Igreja e em oração.

O mais importante é que este sacramental (o ramo abençoado em si), ajude aos fiéis a vivenciar de forma profunda o mistério que cerca a celebração do Domingo de Ramos, que é o início da Paixão de nosso Senhor, nos indicando sempre o seguimento de Jesus Cristo.

Somos hoje os seus discípulos e missionários, chamados a proclamar a Salvação que Ele veio nos trazer.

Que o Bom Deus e Maria Santíssima, a Mãe das Dores, nos auxiliem nesta caminhada de seguimento de Jesus, e que nós possamos, nesta Semana Santa, entrarmos na dinâmica de celebrarmos com fé, amor e devoção os passos do nosso Santíssimo Redentor.

Fonte: Portal A12 – Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

Foto: Reprodução/ PLOCKHORST

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184