Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 28 de setembro de 2021

Presbíteros de todo o Brasil meditam sobre a vida e a espiritualidade diante da pandemia

06/08/2021   .    Notícias da Igreja

Teve início na noite de segunda-feira, 02 de agosto, o Retiro On-line dos Presbíteros do Regional Leste 2. O momento, acompanhado virtualmente por mais de mil ministros ordenados de todo o país, foi marcado pela meditação do Cardeal José Tolentino de Mendonça, responsável pela condução das reflexões a partir do tema “A vida e a espiritualidade do presbítero em tempos de pandemia e pós-pandemia”

Dando início a meditação, o Cardeal Tolentino agradeceu ao convite. “As minhas primeiras palavras são de gratidão. Queria saudar fraternalmente todos os bispos e padres. Durante esta semana, juntos vamos caminhar fazendo este percurso que Deus e o Espírito Santo certamente vão ajudar e nos vão levar pela mão”, afirmou. A primeira reflexão do pregador foi baseada no episódio da tempestade acalmada por Jesus, relatada no Evangelho de Marcos (4,35-41).

Padre Roberto Marcelino de Oliveira, secretário executivo do Regional Leste 2 e coordenador do evento, foi o mediador da noite. “Agradeço a Deus pela oportunidade que ele nos deu, mesmo na pandemia, em reunir quase mil e trezentos padres de todo o Brasil, para participar do Retiro remotamente, durante uma semana”, ressaltou. “O Retiro é um sucesso de organização e participação. Graças as equipes que trabalham na gestão, monitoramento e acolhida dos retirantes, e também destaco a condução do Cardeal José Toletino. Uma benção!”, acrescentou durante sua fala.

Os inscritos participaram das orações das Vésperas, Completas e da contemplação dos mistérios do Terço, transmitidas ao vivo pela Catedral de Juiz de Fora (MG). Os momentos foram conduzidos pelo Arcebispo Metropolitano e Bispo Referencial para Comunicação e Cultura do Regional Leste 2, Dom Gil Antônio Moreira, que também presidiu a Missa de abertura.

“Assim que começamos o Retiro já sentimos o clima do recolhimento, tanto pelas orações quanto pela colocação tão bonita do Cardeal Tolentino, nos chamando para o ato de fé de lançar-nos nas mãos de Deus”, avaliou. “O evento on-line, mais que o presencial, pedirá de nós um esforço especial. É importante tomar uma decisão pessoal de acompanhar todas as atividades, com espírito de penitência e verdadeiro recolhimento”, completou o Arcebispo.

A programação do Retiro On-line dos Presbíteros vai até sexta-feira, 06 de agosto.

Fonte: CNBB do Regional Leste 2

Rua Tiradentes, 388, Centro Patos de Minas - MG - CEP: 38700-134