Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 20 de outubro de 2021

Pelo Twitter, Papa Francisco felicita Bento XVI por aniversário sacerdotal

29/06/2021   .    Notícias da Igreja

O Papa Francisco felicitou, pelo twitter, o Papa emérito Bento XVI pelos seus setenta anos de sacerdócio, comemorados nesta terça-feira, 29.

“Setenta anos atrás, o Papa Bento XVI foi ordenado sacerdote. Ao senhor, Bento, querido pai e irmão, vai o nosso afeto, a nossa gratidão e a nossa proximidade. Obrigado por seu testemunho crível. Obrigado por seu olhar continuamente dirigido ao horizonte de Deus.”, diz a mensagem.

Bento XVI foi ordenado em 29 de junho de 1951, juntamente com seu irmão Georg, pelo então Arcebispo de Munich e Freising, Cardeal Faulhaber.

Biografia

Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn (Alemanha), no dia 16 de abril de 1927, um Sábado Santo, e passou a sua infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da Áustria. Nos últimos meses da II Guerra Mundial (1939-1945), foi arrolado nos serviços auxiliares antiaéreos pelo regime nazista.

Foi ordenado com seu irmão. Dois anos depois, doutorou-se em teologia com a tese ‘Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho’. De 1962 a 1965, participou no Concílio Vaticano II como ‘perito’, após ter chegado a Roma como consultor teológico do cardeal Joseph Frings, arcebispo de Colônia.

Em 25 de março de 1977, o Papa Paulo VI nomeou-o arcebispo de Munique e Frisinga; a 28 de maio seguinte, recebeu a sagração episcopal e escolheu como lema episcopal ‘Colaborador da verdade’. O mesmo Paulo VI criou-o cardeal, no consistório de 27 de junho de 1977.

Em 1978, participou no Conclave, celebrado de 25 a 26 de agosto, que elegeu João Paulo I; este nomeou-o seu enviado especial ao III Congresso Mariológico Internacional que teve lugar em Guaiaquil (Equador) de 16 a 24 de setembro; mo mês de outubro desse mesmo ano, participou também no Conclave que elegeu João Paulo II. O Papa polaco nomeou o cardeal Ratzinger como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, em 25 de novembro de 1981.

No dia 19 de abril de 2005 foi eleito como o 265.º Papa, sucedendo a João Paulo II; a 11 de fevereiro de 2013, Dia Mundial do Doente e memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, anunciou a renúncia ao pontificado, com efeitos a partir do dia 28 do mesmo mês, uma decisão inédita em quase 600 anos de história na Igreja Católica.

O Papa alemão evocou a “avançada idade” para justificar a sua decisão e abrir caminho à eleição do seu sucessor, Francisco.

Fonte: Portal da Canção Nova

Foto: Osservatore Romano via Reuters