Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 22 de maio de 2022

Pe. Victor Lucas Alves Vitória se despede da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Lagoa Formosa/MG

08/02/2022   .    Notícias da Diocese

Pe. Víctor, como um bom semeador suas sementes serão lançadas em outras terras e estamos agradecidos pelas que foram lançadas aqui.

Que Nosso Senhor Jesus Cristo pela intercessão da Virgem Maria, com o título de Senhora da Piedade, abençoe sua nova missão!

Somos gratos pela dedicação para com nossa paróquia, conte com nossas orações…

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE LAGOA FORMOSA/MG

“O semeador saiu a semear” (Lc 8,5)

As Sagradas Escrituras nos apresentam diversas imagens as quais a cristandade usufrui para representar seus sacerdotes: o pastor de ovelhas, o pescador, o semeador, e muitas outras. Quero valer-me desta imagem do semeador, na parábola contada pelo próprio Jesus. O padre é como um semeador que saiu a semear. Ele sai, itinerantemente, lançando a semente do Evangelho no terreno de cada coração. Jesus também era assim, itinerante. Ou seja, não ficava parado, mas andava e difundia sempre a mensagem do Amor.

No dia da Ordenação Sacerdotal, nós padres com nossas mãos postas entre as mãos de nosso Bispo juramos, livremente, respeito e obediência a ele e a seus sucessores. E é diante das necessidades pastorais da Igreja que tal obediência é provada. E foi obedientemente que atendi ao pedido de meu Bispo para que pudesse, como um semeador, sair de Lagoa Formosa e semear em Lagamar. Anima-me as palavras do grande Padre Antônio Vieira, magno personagem do século XVII, filósofo, escritor e orador português, que disse em seu Sermão da Sexagésima: “Para quem lavra com Deus, até sair é semear…”

A todos vocês, queridos amigos de Lagoa Formosa, das comunidades urbanas e rurais, das diversas Pastorais, Movimentos, Ministérios, minha imorredoura gratidão! A acolhida recebida aqui é inexplicável. Ser padre aqui foi bom demais. E foi rápido, não é? Um ano só! Mas a final de contas o adágio popular já nos dizia: tudo que é bom dura… o tempo necessário para ser inesquecível!

Ademais, é certo que a mesma estrada que me leva é a que me faz voltar! Então, sempre que possível, voltarei aqui para revê-los e cultivar as sementes que aqui Deus me permitiu plantar!

A todos suplico as mais copiosas bênçãos de Deus.

Pe. Víctor Lucas Alves Vitória

Pascom – Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Lagoa Formosa/MG