Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 15 de agosto de 2022

Pastoral da Pessoa Idosa se prepara para o 2º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

27/06/2022   .    Notícias da Igreja

Domingo, 24 de julho de 2022, será celebrada em toda a Igreja universal o 2º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. O tema escolhido pelo Santo Padre para a ocasião será “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15), e pretende destacar o quanto os avós e idosos são um valor e um dom, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial.

O tema – segundo uma nota do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida – é também um convite a reconsiderar e valorizar os avós e os idosos, tão frequentemente deixados às margens das famílias, das comunidades civis e eclesiais. A experiência de vida e de fé deles pode contribuir, com efeito, para construir sociedades conscientes das suas próprias raízes e capazes de sonhar um futuro mais solidário.

Dar ouvidos à sabedoria dos anos revela-se, além disso, particularmente significativo no contexto do caminho sinodal que a Igreja tem empreendido.

O Papa Francisco pede em sua mensagem que o Dia Mundial dos Avós e Idosos seja anunciado nas paróquias e comunidades, que seja um dia para visitar os idosos abandonados em casa ou nos asilos. “Que ninguém viva este dia na solidão. Ter alguém para cuidar pode mudar a orientação dos dias de quem já não espera nada de bom do futuro; e dum primeiro encontro pode nascer uma nova amizade. A visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo!”

Em sintonia com o evento, a Pastoral da Pessoa Idosa orienta que seus agentes realizem e incentivem os adolescentes e jovens a visitar pessoas idosas e avós, para uma leitura da mensagem do Santo Padre. Além de orientar que as comunidades promovam homenagens aos avós e idosos.

Com informações do Vatican News

Fonte: CNBB do Regional Leste 2