Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 16 de setembro de 2021

Pascom da Província Eclesiástica de Uberaba: História da Diocese de Patos de Minas

03/06/2021   .    Noticias

A cidade de Patos de Minas surgiu na segunda década do século XIX em torno da Lagoa dos Patos, onde segundo as descrições históricas existia uma enorme quantidade de patos silvestres. Os primeiros habitantes foram lavradores e criadores de gado, sendo muito visitados por tropeiros. O povoado, à beira do rio Paranaíba, cresceu, virou arraial e depois vila, a devota vila de Santo Antônio dos Patos.

Em 1892, o presidente do Estado de Minas Gerais eleva a vila à categoria de cidade de Patos de Minas. Em 1943, o governo do Estado mudou o nome para Guaratinga, provocando insatisfação na população. Atendendo aos apelos populares, em 1945 o nome é mudado novamente para Patos de Minas.

A história religiosa de Patos de Minas começa em 19 de julho de 1826, onde uma escritura particular transfere parte da fazenda de Antônio da Silva Guerra e Luíza Corrêa de Andrade para a construção de uma igreja dedicada a Santo Antônio e uma vila ao seu redor.

O padre José de Brito Freire e Vasconcelos mudou-se para o lugar, tornando-se o primeiro vigário local, entre 1831 a 1839, ano em que foi construída a primeira capela, dedicada a Santo Antônio. Atualmente demolida, localizava-se onde se encontra hoje o Memorial do Centenário de Patos de Minas, na Praça Dom Eduardo.

A antiga capela foi remodelada em 1875, mas seu espaço mostrou-se insuficiente para acomodação dos fiéis. A ideia de se construir uma nova igreja matriz surgiu ainda em 1892 e uma comissão para tal fim foi constituída em 1917 pelo cônego Getúlio Alves de Melo. A pedra fundamental do atual templo, no entanto, só foi lançada em 13 de junho de 1934. A construção foi concluída e a igreja aberta ao público em 13 de junho de 1954.

No dia 30 de outubro de 1955 era criada a Diocese de Patos de Minas (MG), por meio da bula Ex Quo Die pelo Papa Pio XII.

A região de Patos de Minas, pertencia até então a Diocese de Uberaba, que em 1962 foi elevada a Arquidiocese.

A partir da criação da Diocese de Patos de Minas, a igreja matriz passou à condição de catedral, a qual foi solenemente sagrada em 28 de outubro de 1961 pelo então arcebispo de Brasília, Dom José Newton de Almeida. A antiga capela só foi demolida em 1965.

O primeiro bispo da Diocese de Patos de minas foi Dom José André Coimbra, que ficou a frente da diocese de 1955 até 1968, durante o período que foi Bispo, teve como Bispo Auxiliar Dom Frei Jorge Scarso, que ficou como Bispo Auxiliar de 1967 a 1968, quando foi elevado a Bispo da Diocese.

Durante seu bispado, Dom Frei Jorge Scarso, teve ao seu lado o Bispo-coadjutor Dom José Belvino do Nascimento de 1987 a 1989 e finalizou seu bispado em 1992. Com a transferência de Dom Frei Jorge Scarso, assume a Diocese Dom João Bosco Oliver de Faria, que ficou a frente da Diocese até 2007, quando foi nomeado Arcebispo de Diamantina.

E em 2008, foi nomeado o quarto e atual Bispo de Patos de Minas, Dom Frei Cláudio Nori Sturm. Atualmente a Diocese de Patos de Minas tem o Convento dos Frades Menores Capuchinhos, conhecido como Convento Capuchinho e fica em anexo a Igreja Matriz da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus. Os capuchinhos pertencem a Província dos Frades Menores Capuchinhos de Minas Gerais (PROCAMIG) e tiveram sua chegada na cidade há mais de 70 ano.

Hoje a diocese conta com dois seminários que são: O Seminário Menor que fica situado na cidade de Patrocínio e o Seminário Maior “Dom José André Coimbra”. Fundado em 1988, o Seminário Maior funcionou inicialmente em Araxá, junto ao Seminário Imaculado Coração de Maria. Em 1996 foi transferido para Patos de Minas, funciona em uma sede própria desde 1997.

Diocese de Patos de Minas é composta por 6 foranias, fazem parte do território 24 municípios e em torno de 45 paróquias.

Siga as redes sociais da Província de Uberaba:

Se inscreva em nosso canal do YouTube:

Pascom da Província Eclesiástica de Uberaba