Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 23 de maio de 2022

Catequistas da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Carmo do Paranaíba) realizaram Caminhada da Fraternidade

11/04/2022   .    Notícias da Diocese

No dia 9 de abril, os catequistas da Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizaram em parceria com os Professores das Escolas Municipais a tradicional Caminhada da Fraternidade.

A Caminhada da Fraternidade contou com a participação dos catequizandos, crismandos, catequistas, pais, familiares, professores, representantes do PROMEN. Foi um momento de conscientização da importância da educação na vida de todos e também para divulgação da Campanha da Fraternidade/2022.

Foi distribuído um folheto aos participantes com a seguinte mensagem:

CAMINHADA DA FRATERNIDADE/2022

A Pastoral Bíblico Catequética da Paróquia Nossa Senhora do Carmo há vários anos realiza a Caminhada da Fraternidade. Devido a Pandemia da COVID 19, há dois anos essa caminhada não foi realizada.

È com alegria e louvando a Deus que neste ano de 2022, aqui, estamos novamente com o objetivo de conscientizar a todos sobre a Campanha da Fraternidade /2022 que tem como tema: “Fraternidade e Educação”. Este tema foi contemplado também na Campanha da Fraternidade em 1982 e 1998.

“Da pandemia da COVID 19 nos cabe tirar as lições e os compromissos para o presente e o futuro. Aprender  lições com a vida é imperativo  para todos os educadores: pais, professores, lideranças comunitárias e religiosas. Educar, antes de  dar lições, é aprender com as  lições cotidianas e  com as crises(…)” (Parágrafo 34 do  Texto – Base da CF/2022) .

Sabemos que a educação cristã objetiva formar a pessoa humana em todas as suas dimensões. E Jesus Cristo, o Mestre e Educador foi educado em um lar humilde e cristão e nos ensina que as três atitudes básicas para uma verdadeira educação são: “anunciar, ensinar e curar”. Oxalá, todos nós, catequistas, juntamente com todos os participantes dos ministérios, movimentos e pastorais, pais, professores e sociedade aprendamos “a falar com sabedoria e ensinar com amor” e construir uma Escola Ideal.

“Será que já imaginamos a escola como se fosse um jardim? Não um jardim qualquer , mas um jardim onde as mais belas flores fossem motivos de atração, quer pelo perfume, beleza, cuidados especiais  e harmonia na combinação  de cores, matizes, espinhos e originalidade(…)

A escola ideal é possível, e deve ser construída em parceria e somente florirá , se cada um fizer a sua parte”, pois: “só quem possui grandes ideais constrói a história” e a escola ideal .(Professora: Maria Geralda Silva Livro Jardim de Epicuro: a escola com a qual sonhamos, 1ª edição UFTM-págs.63 e 64).

Fraternalmente,

Catequistas da Paróquia Nossa Senhora do Carmo