No último sábado, 29 de janeiro, o padre Joseph Tran Ngoc Thanh foi morto enquanto ouvia uma confissão e celebrava o Sacramento da Reconciliação na Diocese de Kon Tum, no Vietnã. O sacerdote tinha 41 anos e chegou a receber os primeiros socorros, mas não conseguiu se recuperar, segundo informações da Agência Fides.
A Ordem dos Pregadores informou que o ataque ocorreu pouco antes da celebração da Missa e que o padre Joseph estava no confessionário quando foi atacado com uma faca por um homem.
Agentes da polícia local prendeu o agressor, considerado-o uma pessoa “doente mental”. Toda a comunidade local ficou profundamente chocada com a morte inesperada do sacerdote, num momento em que se preparava para celebrar o Ano Novo Lunar, que o Vietnã comemora em 1º de fevereiro.
O sepultamento ocorre nesta segunda-feira, 31, no Santuário de São Martinho em Bien Hoa.
Pe. Joseph Thanh nasceu em 10 de agosto de 1981 em Saigon e fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Pregadores em 13 de agosto de 2010. Foi ordenado sacerdote em 4 de agosto de 2018.
Kon Tum, capital da província de mesmo nome, se encontra no interior da região montanhosa central do Vietnã, perto das fronteiras do Laos e do Camboja.
Com informações do Vatican News
CNBB do Regional Leste 2