Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 22 de outubro de 2021

Óbolo de São Pedro: contribuição para as obras de caridade do Papa acontece neste domingo (4)

04/07/2021   .    Notícias da Igreja

No próximo domingo, 4 de julho, a Igreja celebra a solenidade de São Pedro e São Paulo apóstolos. Nesta mesma data, ocorre a coleta para o Óbulo de São Pedro, que é destinada para as obras sociais, iniciativas humanitárias e de promoção social do Papa Francisco. Toda a arrecadação deste dia é encaminhada integralmente à cúria de cada arqui/diocese, que por sua vez envia à Nunciatura Apostólica, que é a representação do Vaticano no Brasil.

A coleta do Óbolo de São Pedro acontece todos os anos no domingo da celebração da solenidade de São Pedro e São Paulo. Neste dia, por decisão da 7ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em todas as Igrejas, oratórios, mesmo dos mosteiros, conventos e colégios, comemora-se o dia do Papa, com pregações e orações que traduzam amor, veneração, respeito e obediência ao vigário de Cristo e com ofertas para o óbolo de São Pedro.

Em artigo, divulgado nesta quinta-feira, dia 1º de julho, o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, convida os católicos no Brasil ao gesto concreto com o Óbulo de São Pedro, a coleta da caridade do Papa, a se realizar no próximo domingo, dia 4 de julho, na solenidade de São Pedro e São Paulo apóstolos.

O artigo ajuda a entender a origem deste gesto de caridade que se define como uma ajuda financeira que os fiéis de todo mundo oferecem ao Santo Padre como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja e às obras de caridade em favor dos mais necessitados.

No texto, padre Patriky ajuda perceber como a caridade é uma marca dos cristãos e católicos desde o início da Igreja primitiva. Como a que se expressa na segunda carta de Paulo aos Coríntios (2 Cor 8,8) na qual o apóstolo exorta à solicitude da comunidade em favor dos mais pobres como ocasião para provar a sinceridade do amor.

Em 2020, devido à emergência sanitária causada pelo coronavírus, o Papa Francisco transferiu a coleta para o dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis. Este ano, ainda que continuemos em pandemia, a data para a coleta permanece na celebração dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, ou seja, no próximo dia 4 de julho de 2021.

Conheça mais sobre o Óbulo de São Pedro:

Leia a íntegra do artigo do secretário executivo de Campanhas da CNBB sobre a coleta: https://www.cnbb.org.br/secretario-de-campanhas-da-cnbb-convida-a-solidariedade-com-o-obulo-de-sao-pedro-a-coleta-para-a-caridade-do-papa/