Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 23 de maio de 2022

Siga nossas Redes Sociais

O terceiro vídeo da CF 2022, produzido pela Ascom CNBB e TV Aparecida, motiva as doações à Coleta de Solidariedade

28/03/2022   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

A Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a TV Aparecida, produziu uma série de três VTs sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2022. Os vídeos estão sendo veiculados nos intervalos das programações das TVs de inspiração católica do país ao longo da Quaresma deste ano que vai até 17 de abril.

O  primeiro vídeo, com duração de 30 segundos, apresentou o objetivo, o tema e o lema da CF 2022 e circulou nas tvs católicas durante a primeira fase de comunicação da campanha, de 28 de março a 13 de março. Na segunda fase de comunicação da campanha, de 14 a 27 de março, foi divulgado o segundo vídeo, com duração de 30 segundos. Ele apresenta os princípios que orientam o modelo de educação católica e as práticas nas diversas frentes na educação com creches, escolas católicas, as pontifícias universidades.

Nesta fase, a campanha buscou disseminar as experiências da Igreja no Brasil que apontam para o modelo de educação (cristão, humanista e solidário) proposto pela CF 2022 e pelo Papa Francisco no Pacto Educativo Global.

Terceiro VT

No terceiro vídeo, com duração de 30 segundos, que corresponde à terceira fase de divulgação da campanha, de 4 a 17 de abril, o bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, convida os cristãos católicos do Brasil à doação na Coleta da Solidariedade, a ser realizada em todas as comunidades e paróquias do país no Domingo de Ramos, próximo dia 10 de abril. As doações também poderão ser feitas por meio do QR code que aparece no vídeo.

Conheça o vídeo aqui o terceiro vídeo:

CF 2022 

A CF deste ano está refletindo sobre sobre o tema “Fraternidade e Educação”. A campanha acontece nas dioceses e espaços católicos de todo o país. Inspirada no Papa Francisco que propôs um novo Pacto Educativo Global, esta campanha quer promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário na educação.

Essa é a terceira vez que a temática da educação está sendo abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade).

A CF 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas, que também sejam capazes de cuidar da casa comum já que a “educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”, conforme explicitado na Encíclica Laudato Si’, 2016, nº 215.

Mais informações sobre a CF 2022 e downloads em: www.campanhas.cnbb.org.br

Fonte: CNBB

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184