Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 13 de maio de 2021

Siga nossas Redes Sociais

NOTA DA DIOCESE DE PATOS DE MINAS: Novas Orientações Pastorais em Tempos de Pandemia

11/04/2021   .    Noticias
Compartilhe

NOTA DA DIOCESE DE PATOS DE MINAS  – Novas Orientações Pastorais em Tempos de Pandemia

“Ouve a minha súplica e sê propício à tua herança: transforma o nosso pranto em alegria, para que, vivendo, louvemos o teu nome, Senhor. Sim, não feches a boca dos que cantam o teu louvor!” (Est 4,17)

Caros Padres, Diáconos, Religiosos/as, Agentes de Pastoral e fiéis leigos e leigas:

Saudação e Paz no Senhor!

Em virtude das necessidades espirituais de nossas comunidades e considerando a gradual flexibilização de forma responsável das atividades no contexto da pandemia do Coronavírus (COVID 19), entendo oportuno iniciar o processo de retomada da administração dos Sacramentos do Matrimônio e do Batismo que se encontrava suspensa.

Contudo, quero ressaltar que a decisão tomada não significa, de modo algum, que estamos livres dos riscos de contágio, razão pela qual a referida retomada deverá ser acompanhada pela observância dos critérios e orientações dadas pelas autoridades sanitárias e governamentais em cada um dos municípios que compõem a Diocese de Patos de Minas.

Dessa forma, a partir do dia 15 de abril de 2021, fica permitido:

1. A administração do Sacramento do Batismo. Observe-se que para evitar aglomeração, o número máximo de batizandos por vez não poderá ultrapassar a 05 (cinco), ficando restrita a participação aos pais e padrinhos. Que cada Paróquia organize junto a Pastoral do Batismo a preparação para o Sacramento;

2. A realização de casamentos, sendo limitado o número de presentes a 25% (vinte e cinco por cento) da capacidade máxima de cada Igreja, ficando incluídos nessa porcentagem além dos noivos, pais, padrinhos e convidados, a equipe de cerimonial, fotografia e filmagem. Aos noivos que queiram agendar a celebração do Matrimônio e ainda não tenham feito o encontro de preparação, que o mesmo seja realizado pela Pastoral do Matrimônio, observando-se a realidade paroquial.

Que o Senhor da Divina Misericórdia continue a cuidar de nós nesse momento de incertezas, consolando os que sofrem e alimentando nossa esperança.

Patos de Minas, aos 11 de abril de 2021, Domingo da Divina Misericórdia.

Dom Frei Claudio Nori Sturm, OFMCap

Bispo Diocesano de Patos de Minas

 

Veja também

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388, Centro Patos de Minas - MG - CEP: 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184