Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 16 de setembro de 2021

Monsenhor José Magno do Nascimento: Assessor Diocesano dos Movimentos de Religiosidade Popular – Folias de Reis, Congados e Moçambiques

11/06/2021   .    Notícias da Diocese

Monsenhor José Magno do Nascimento:

Nasceu em Senador Firmino, filho de Francisco Antônio do Nascimento (Chico Sá Camila) e Conceição Aparecida do Nascimento.

Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, tendo sido ordenado, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Senador Firmino, a 11 de dezembro de 1982, por Dom Frei Jorge Scarso, O.F.M. Cap., Bispo de Patos de Minas.

De 1995 a 1996 fez um Curso de Especialização no Instituto Santo Inácio (ISI) em Belo Horizonte. Licenciado, em 1996, em Filosofia e História pela PUC- Minas em Belo Horizonte. Em 1998, fez Mestrado em Teologia pelo CES – JESUÍTAS também em Belo Horizonte.

Na Diocese de Patos de Minas já ocupou vários cargos, entre eles podemos citar: Assessor e Orientador Espiritual das Folias de Reis da Diocese (desde 1986); Reitor do Seminário Menor Pio XII em Patos de Minas (1992); Professor e Coordenador do Curso de Filosofia do Seminário Menor Pio XII em Patos de Minas (1992); Coordenador da Pastoral dos Filhos e Filhas da Senhora do Rosário da Diocese (desde 1992); Professor do Seminário Maior Dom José André Coimbra em Patos de Minas (desde 1997); Vigário Judicial da Diocese (desde 2003); Professor do Seminário Propedêutico Dom Jorge Scarso em Lagoa Formosa (2004 a 2009); Desde 2016 é Pároco da Paróquia Cristo Rei em Lagamar.

Em 23 de agosto de 2002, recebeu o Troféu “Raízes do Folclore” da Prefeitura Municipal de Patos de Minas. Em 04 de agosto de 2003, recebeu o Título de Monsenhor pelos trabalhos realizados na Diocese de Patos de Minas, se tornando assim Capelão de Sua Santidade o Papa. Em 08 de dezembro de 2005, recebeu da Câmara Municipal de Patos de Minas o Título Honorífico de Cidadão Patense, pelo Decreto Legislativo 208/5.

Por diversas vezes Monsenhor Magno foi designado para acompanhar grupos e grandes expressões culturais, como é o caso de rezadores de Terço e de Novenas, Ladainhas, Congadas, Folias de Reis, entre outras. E nesse sentido ajudou na realização de estudos, apresentações, congressos, debates, evangelização. Também teve a oportunidade de acompanhar a preparação de músicas de Missa composta por Folias de Reis da Diocese e Músicas Congas para celebração da Missa das Congadas.

Escreveu vários artigos sobre os Rezadores e Rezadeiras de Ladainha com seus saberes e cuidados, Textos de informação e estudos sobre a Corte das Guardas do Rosário, especialmente Reis, Rainhas e Capitães. Para favorecer o estudo foi criado o Informativo “Filhos da Senhora do Rosário” que destaca os valores do cuidado, zelo, devoção e espiritualidade nos Grupos (chamados de Guardas).

Em 2007, com sua grande experiência trabalhando junto a esses importantes grupos culturais publicou o livro “Congadas: Tradição e Reza”, que foi lançado em Senador Firmino.

Para mais informações, acesse:

Secretária Municipal de Cultura de Senador Firmino
Prefeitura Municipal de Senador Firmino