Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 23 de abril de 2024

Siga nossas Redes Sociais

JUNHO: MÊS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

27/05/2022   .    Artigos de Formação
Compartilhe

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

O mês de junho, assim como o mês de maio, é bastante especial para a Igreja. Nesse mês, normalmente, ocorre a Solenidade de Corpus Christi, Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria. Além de outras solenidades que são a base da nossa fé, como o Santíssima Trindade, ainda celebramos os santos deste mês bem conhecidos por nós: Santo Antônio, São Pedro e São Paulo e Natividade de São João Batista.  

O dia do Sagrado Coração de Jesus é uma data móvel que se comemora na segunda sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi, sendo uma das solenidades do tempo comum. Esse ano, portanto, será no dia 24 de junho. Devemos pedir ao Sagrado Coração de Jesus que o nosso coração seja semelhante ao dEle, que nós possamos amar ao próximo como Ele amou. É também o dia de oração pela santificação do clero. Uma data a ser vivida intensamente. 

Durante esse mês dedicado ao Coração de Jesus, intensifiquemos as nossas orações, os momentos de adoração ao Santíssimo e rezemos por todo o clero, padres, bispos, Papa e pela Igreja em geral. Que todos os padres tenham o coração semelhante ao coração de Jesus para acolher e amar os seus fiéis.  

Em cada missa, recordamos a paixão, morte e ressurreição e essa entrega de Jesus por nós foi por amor, foi a maior prova de amor de Deus pela humanidade. O soldado romano no dia que Jesus morreu na Cruz, abriu o seu lado com uma lança e no momento que ele fere Jesus com a lança, jorrou sangue e água. São sangue e água que jorram para a vida eterna e esse sangue e água brotam do Coração de Jesus e irrigam toda a Igreja. O sangue e água derramados do lado esquerdo de Jesus nos ensinam a amar mais o nosso próximo.  

O dia do Sagrado Coração de Jesus deve consistir no louvor ao amor íntimo de Jesus pelos homens, na adoração ao coração que mais ama. A partir do Coração de Jesus, se abrem as portas do céu e a partir desse coração, nasceu a Igreja primitiva. Esta devoção teria sido pedida pelo próprio Jesus Cristo, por intermédio de aparições a Santa Margarida Maria Alacoque, em meados do século XVII. 

Normalmente, as paróquias realizam nas primeiras sextas-feiras de cada mês a hora santa eucarística, ou seja, uma hora de adoração e louvor ao Santíssimo Sacramento e, depois, realiza a missa. Esse momento de oração é voltado para toda a comunidade e, sobretudo, para aquelas pessoas que pertencem ao apostolado da oração. O Apostolado da Oração é um grupo importante da Igreja, pois reza pelas necessidades da Igreja e pelo mundo. Na maioria das paróquias, esse grupo é formado por senhoras que se empenham na missão da igreja, mas também de homens e jovens (estes especialmente no Movimento Eucarístico Jovem). Devemos intensificar o ingresso de adolescentes e jovens no Apostolado da Oração ou no MEJ (movimento eucarístico jovem), que tantos benefícios faz em favor da vida da Igreja pela oração nas suas necessidades pastorais e materiais.  

Quem sabe podemos fazer uma campanha em nossas paróquias durante esse mês de junho para conseguir novos membros para o Apostolado da Oração e para o MEJ. E as paróquias que ainda não têm o grupo do Apostolado ou MEJ, podem fazer uma grande campanha para conseguir pessoas para participar e assim viver essa espiritualidade.  

Do mesmo modo que durante o mês de maio somos convidados a rezar o terço todos os dias, por ser o mês Mariano, nesse mês de junho podemos rezar o terço pedindo a intercessão do Sagrado Coração de Jesus. Dediquemos a Ele esse mês de junho e que o Sagrado Coração de Jesus nos atenda em nossas necessidades. Busquemos viver uma vida de santidade e de acordo com a vontade de Deus.  

O mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus é mais do que uma devoção, foi um pedido do próprio Jesus. Que o amor de Jesus que brota do seu coração inunde a Igreja e toda a terra. A humanidade está precisando de mais amor e menos ódios, divisões, guerra! Somente conseguiremos a paz se nos prostrarmos em oração diante do Sagrado Coração de Jesus.  

O grupo do Apostolado reza pela igreja do mundo inteiro e, inclusive, pelo nosso pároco e pelas necessidades de cada um, faz parte da Oração Mensal pelo Papa com o seu oferecimento diário. Então, se quisermos uma igreja viva e unida e um mundo de paz, rezemos ao Sagrado Coração de Jesus.  

Como o dia do Sagrado Coração de Jesus, é também o dia mundial de oração pela santificação do clero, rezemos para que todos os padres tenham o coração semelhante ao coração de Jesus. Que possamos “amar como Jesus amou”.  

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184