Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 22 de maio de 2022

Siga nossas Redes Sociais

Live: Educação, Fé e Política

19/02/2022   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

Educação, Fé e Política

Essas palavras abordam verdadeiros universos que precisamos conhecer para ser fonte de inspiração, superação do desânimo e resposta para muitas mazelas plantadas na sociedade; além disso, para nós brasileiros é de um modo muito especial, motivação para alimentar a esperança de dias melhores.

Existe forte relação entre estas três palavras que passam despercebidas para muitos e escondidas por outros.

A educação devido a importância que tem na construção de uma sociedade é pela terceira vez tema e lema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, que será lançada na ,quarta- feira de cinzas.

A Igreja sabe da importância da educação como fonte de superação das desigualdades sociais, de formação para a cidadania e da construção do desenvolvimento.

A Campanha da Fraternidade /2022 em seu texto base nos propõe a alargar o horizonte de nossa compreensão a respeito da educação, entendida não apenas como ato escolar, como transmissão de conteúdos ou preparação técnica para o mundo do trabalho, para vestibulares e concursos. Estes, sem dúvida, são aspectos importantes, porém não os únicos.

Somos convidados a uma verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão de atitudes e busca de um caminho fraterno  que promova o desenvolvimento pessoal e integral  .

Educação, fé e política estão interligadas e se articulam.

A fé cristã nos desperta para valores que orientam a vida em todos os seus aspectos, no âmbito pessoal, familiar e social.  Estes são verdadeiros princípios e referências para vida. Eles  nos sustentam  e nos ajudam a superar a tentação do desânimo alimentando assim, a esperança.

A educação e a fé são fundamentais para desmistificar a política.

Aprendemos que o saber nos ajuda a acertar mais e errar menos, razão para buscarmos luzes na educação e na fé para compreender melhor  a política.

O Movimento Fé e Política trabalha dois conceitos importantes:

– “Ser cidadão, mais que cumprir deveres e cobrar direitos é ter participação efetiva na definição dos rumos da sociedade.”

– “Política é a ciência, a técnica e a arte do Bem Comum”.

Estes conceitos de Cidadania e Política nos ajudam repensar nossa visão e comportamento diante destas realidades que, queiramos ou não, afetam nossas vidas.

Como a política está presente em todas as sociedades e deve ser uma atividade levada a sério, lançar mão da ciência, da técnica e da arte para a construção do Bem Comum é combustível para revigorar os ânimos e voltar a acreditar em outro mundo, melhor e possível.

Esses assuntos serão tratados em uma live promovida pelo Grupo Praxis Católica dia 19/02, às 16horas, conduzida pelo Prof. Dr. Antônio Augusto Matias.

Link https://meet.google.com/unq-nfhe-yeh

Paz e bênçãos!

Autor: José Lucilo da Silva Júlio.

(José Lucilo com a esposa Áida, coordenou a Pastoral Familiar na Diocese de Patos de Minas até 2012).

 

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184