Educação, Fé e Política
Essas palavras abordam verdadeiros universos que precisamos conhecer para ser fonte de inspiração, superação do desânimo e resposta para muitas mazelas plantadas na sociedade; além disso, para nós brasileiros é de um modo muito especial, motivação para alimentar a esperança de dias melhores.
Existe forte relação entre estas três palavras que passam despercebidas para muitos e escondidas por outros.
A educação devido a importância que tem na construção de uma sociedade é pela terceira vez tema e lema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, que será lançada na ,quarta- feira de cinzas.
A Igreja sabe da importância da educação como fonte de superação das desigualdades sociais, de formação para a cidadania e da construção do desenvolvimento.
A Campanha da Fraternidade /2022 em seu texto base nos propõe a alargar o horizonte de nossa compreensão a respeito da educação, entendida não apenas como ato escolar, como transmissão de conteúdos ou preparação técnica para o mundo do trabalho, para vestibulares e concursos. Estes, sem dúvida, são aspectos importantes, porém não os únicos.
Somos convidados a uma verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão de atitudes e busca de um caminho fraterno que promova o desenvolvimento pessoal e integral .
Educação, fé e política estão interligadas e se articulam.
A fé cristã nos desperta para valores que orientam a vida em todos os seus aspectos, no âmbito pessoal, familiar e social. Estes são verdadeiros princípios e referências para vida. Eles nos sustentam e nos ajudam a superar a tentação do desânimo alimentando assim, a esperança.
A educação e a fé são fundamentais para desmistificar a política.
Aprendemos que o saber nos ajuda a acertar mais e errar menos, razão para buscarmos luzes na educação e na fé para compreender melhor a política.
O Movimento Fé e Política trabalha dois conceitos importantes:
– “Ser cidadão, mais que cumprir deveres e cobrar direitos é ter participação efetiva na definição dos rumos da sociedade.”
– “Política é a ciência, a técnica e a arte do Bem Comum”.
Estes conceitos de Cidadania e Política nos ajudam repensar nossa visão e comportamento diante destas realidades que, queiramos ou não, afetam nossas vidas.
Como a política está presente em todas as sociedades e deve ser uma atividade levada a sério, lançar mão da ciência, da técnica e da arte para a construção do Bem Comum é combustível para revigorar os ânimos e voltar a acreditar em outro mundo, melhor e possível.
Esses assuntos serão tratados em uma live promovida pelo Grupo Praxis Católica dia 19/02, às 16horas, conduzida pelo Prof. Dr. Antônio Augusto Matias.
Link https://meet.google.com/unq-nfhe-yeh
Paz e bênçãos!
Autor: José Lucilo da Silva Júlio.
(José Lucilo com a esposa Áida, coordenou a Pastoral Familiar na Diocese de Patos de Minas até 2012).