Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 29 de janeiro de 2022

Irmão Vitor Henrique Borges ss.cc. realizou a profissão perpétua, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Paróquia São Damião de Molokai, em Patrocínio/MG

29/12/2021   .    Notícias da Diocese

Na noite de ontem (27), em uma cerimônia emocionante, Irmão Vitor Henrique Borges ss.cc. realizou a profissão perpétua dos votos de castidade, pobreza e obediência na Congregação dos Sagrados Corações.

Data significativa, pois no dia 27 de dezembro de 1992, Vitor foi batizado por Padre Osvânio Mariano, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, e 29 anos depois, ele realiza a consagração perpétua de sua vida, na mesma igreja, também pelas mãos de Padre Osvânio Mariano, hoje Superior Provincial da Congregação dos Sagrados Corações.

Padre Osvânio durante a homília falou sobre o carisma da Congregação dos Sagrados Corações, encerrando com um trecho de um texto escrito por Padre Cornélio SS.CC. quando completou 62 anos de vida religiosa que diz: “Pessoalmente, embora, honestamente, mas com profunda gratidão, posso testemunhar que durante os 62 anos de pertença a Congregação, cheguei a experimentar nas minhas entranhas o estar envolvido no amor e na ternura do Pai, visível no coração de Jesus e Maria, o que me fez alegre, grato, livre e com uma vontade doida de juntos dos meus irmãos e irmãs, inflamar os corações de todas as pessoas, contemplando, vivendo e anunciando o amor. Finalizou dizendo: “Que assim seja a sua vida, Vitor”.

Durante o Rito da Profissão Religiosa, Irmão Vitor expressou seu desejo mais profundo de uma total entrega a Deus e a serviço dos irmãos e irmãos como membro perpétuo da Congregação dos Sagrados Corações. Manifestou perante Deus e o povo o desejo de consagrar sua vida aos Sagrados Corações, aceitando as condições para uma vida radical no seguimento de Cristo na Congregação. Manifestando sua total entrega ao Senhor, se prostrou diante do altar, num gesto absoluto de humildade e adoração a Deus. Realizou a profissão perpétua diante do Superior Provincial da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, Padre Osvânio, que aceitou sua profissão em nome da Igreja e da Congregação. Assinou a ata de sua profissão religiosa, único documento que deve ser assinado sobre o altar, pois é destinada a Deus, enquanto livre promessa que o religioso faz de si mesmo ao Senhor. Após esse momento, Irmão Vitor foi recebido pelo Superior Provincial e sua comunidade religiosa.

Em sua mensagem final, emocionado Irmão Vitor agradeceu a Deus pelo seu chamado, pois quando se questionava, ouvia de Deus a passagem “Dai-me o teu coração”, afirmando que hoje se sente livre para dar seu coração a Deus, pela sua graça. Agradeceu ainda seus pais, irmãos, a Congregação dos Sagrados Corações, lembrando padres que passaram por Patrocínio, entre eles Padres Pio, Caprásio e Henrique, a todos que contribuíram para seu discernimento vocacional, as pessoas que vieram de outras cidades, e a cada um presente e que acompanhou ao vivo pelas redes sociais.

Irmão Vitor, nasceu em Patrocínio, no dia 23 de novembro de 1992, filho João Silvestre Borges e Aura Alves Araújo Borges. Ingressou na Congregação dos Sagrados Corações em 2014. Fez noviciado em 2017, em Chaclacayo, Lima, Perú e professou seus primeiros votos no dia 27 de janeiro de 2018, na Capela da Casa Anchieta em Boracéia, São Paulo. Desde fevereiro de 2021, após a conclusão de seus estudos acadêmicos em Belo Horizonte, reside na comunidade religiosa SS.CC. de Patrocínio, onde atua pastoralmente.

Pascom – Paróquia São Damião de Molokai de Patrocínio/MG