Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 19 de maio de 2022

Encontro dos Catequistas da Forania São José

08/03/2022   .    Notícias da Diocese

No último dia 06 de março (domingo), estiveram reunidos na Paróquia São Sebastião, Guimarânia/MG cerca de 250 catequistas da Forania São José, que participaram do Curso de Formação cujo tema norteador foi o “Mistério de Catequista”. Pela manhã foram agraciados com a Santa Missa às 8h, presidida pelo Pároco Padre Leandro Siqueira Silva, Vigário Forâneo.

O primeiro tema estudado foi “Tipologia dos Ministérios”, desenvolvido pelo coordenador diocesano da animação bíblico-catequética José Marcelo Leite. O segundo tema “Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio do Papa Francisco Antiquum Ministerium foi trabalhado pelo seminarista João Carlos Horácio, que está cursando o 4º ano de Teologia no Seminário Maior “Dom José André Coimbra” em Patos de Minas.

No final da manhã esteve presente no Encontro nosso Bispo Diocesano Dom Claúdio Nori Sturm, OFCap, que motivou os catequistas com suas palavras de alegria e esperança, incentivando-os a assumirem sua missão com zelo e amor. No período da tarde o Pároco da Paróquia São Geraldo – Patrocínio, Padre Olivar Constantino Peres, partilhou com os catequistas o testemunho de sua vocação ao ministério ordenado, juntamente com seus irmãos no sacerdócio Padre José Ronaldo de Oliveira, Pároco da Paróquia Santa Terezinha – Patrocínio, e Padre Sebastião Paulino da Silva , Pároco da Paróquia São Sebastião – Serra do Salitre, que encantaram os catequistas, proporcionando um momento muito agradável de reflexão, experiência de vida e alegria. Padre Olivar concluiu esse momento cantando a música do Padre Zezinho “Cidadão do infinito”.

O Curso contou também com a presença do Assessor Diocesano da Animação Bíblico-Catequética Padre Fabiano Ciribelli Santos Pompêu que incentivou os catequistas a se manterem firmes em sua vocação. Participaram ainda os seminaristas Eduardo, Bruno e Leonardo, ambos também do Seminário Maior “Dom José André Coimbra”. Os catequistas vivenciaram momentos de espiritualidade, como o “Momento Mariano” preparado e conduzido pela Paróquia São Sebastião- Serra do Salitre, trabalhos em grupos com uma pequena apresentação lúdica, encerrando com uma bela oração preparada e motivada pela Paróquia Santa Terezinha – Patrocínio.

A equipe de Coordenação da Animação Bíblico-Catequética agradece a todos que se empenharam para que o Curso acontecesse, especialmente os coordenadores e catequistas da Paróquia São Sebastião de Guimarânia/MG.

Equipe de coordenação da Animação Bíblico-Catequético da Diocese de Patos de Minas/MG