Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 27 de junho de 2022

Siga nossas Redes Sociais

Em nota, Bispos manifestam solidariedade às famílias afetadas pelas chuvas em Minas Gerais

21/12/2021   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

O Bispo de Divinópolis e presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Carlos de Souza Campos; o Bispo de Guanhães e Referencial da Comissão para Ação Social Transformadora, Dom Otacílio Ferreira de Lacerda; e o Bispo de Januária e Referencial da Cáritas Regional Minas Gerais, Dom José Moreira da Silva, escreveram uma carta manifestando solidariedade às famílias atingidas pelas fortes chuvas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri nos últimos dias.

Leia o documento abaixo na íntegra ou baixe o PDF aqui.

NOTA DE SOLIDARIEDADE ÀS FAMÍLIAS DESABRIGADAS PELAS CHUVAS

“… nem cuidando cada um só do que é seu, mas também do que é dos outros. Tende em vós, o mesmo sentimento de Cristo Jesus” (Fl 2,4-5).

Nós, da CNBB Regional Leste 2, estamos em oração e atentos à situação vivida pelas diversas famílias atingidas pelas fortes chuvas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, nos últimos dias.

Nossos irmãos e irmãs, que já sofrem com a seca e com a pandemia da Covid-19, estão passando por mais uma calamidade, e os três fatores associados, com certeza, causarão ainda mais empobrecimento à população dessas regiões.

Como sempre, por falta de políticas públicas habitacionais adequadas e de saneamento básico, os pobres são os mais atingidos pelas enchentes e desmoronamentos de encostas, gerando perda de seus lares e bens materiais.

Temos no nosso Regional, mais de 2 mil famílias desabrigadas e 32 cidades com decretos de emergência, totalizando mais de 25 mil famílias atingidas.

Neste sentido, solicitamos aos governos Federais, Estaduais e Municipais que cuidem do interesse das pessoas atingidas pelas chuvas, com a urgente necessidade de garantir assistência à toda essa população que clama por amparo neste momento de grande sofrimento.

Conclamamos, também, todo o povo de Deus a cuidar destes irmãos e irmãs, realizando ações emergenciais de solidariedade nas suas paróquias e comunidades de fé em favor das famílias desabrigadas que precisam muito de nossa ajuda.

Suplicamos o apoio de cada um e cada uma na campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira, que visa a arrecadação de recursos para as milhares de pessoas desabrigadas em Minas Gerais e na Bahia.

Para realizar doações em dinheiro foram disponibilizadas duas contas: Banco do Brasil: Agência 0452-9 – C/C: 50.106-9 e Caixa Econômica Federal: Agência 1041 – Operação 003 – C/C: 1132-1. CNPJ: 33.654.419/0001-16, Cáritas Brasileira.

Vivendo o Tempo do Advento com toda a Igreja, na preparação da celebração do Natal do Senhor, exortamos para que os passos sejam firmados, para que gestos de compaixão, proximidade e solidariedade se multipliquem em favor dos que mais precisam, e que o Espírito do Senhor nos conduza para mais um ano de ação evangelizadora em favor da vida de cada pessoa, sobretudo os mais vulneráveis, bem como o cuidado de nossa Casa Comum.

Fraternalmente,

Dom José Carlos de Souza Campos
Bispo de Divinópolis (MG)
Presidente do Regional Leste 2 da CNBB

Dom Otacílio Ferreira de Lacerda
Bispo de Guanhães (MG)
Referencial da Comissão para Ação Social Transformadora da CNBB Leste 2

Dom José Moreira da Silva
Bispo de Januária (MG)
Referencial da Cáritas Brasileira – Regional Minas Gerais

Fonte: CNBB do Regional Leste 2

Foto:  Randal Renye/Divulgação

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184