A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN) promovem, neste domingo, dia 1º de maio, a Jornada de Oração e Missão pela Paz dedicada aqueles que sofrem com as inúmeras guerras em torno do globo – os refugiados de guerra.
“Que nosso olhar se compadeça de tantos homens e mulheres, de todas as idades, que precisam sair de suas casas para buscar um lugar de paz e segurança. Há muito sofrimento no coração dessas pessoas, na história dessas pessoas e o sofrimento aumenta mais quando em lugares onde esperam ser recebidos e acolhidos há hostilidade”, diz o assessor da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre Daniel Rocchetti.
Ele explica que a Jornada de Oração e Missão pela Paz do mês de maio contempla justamente as duas faces da moeda: “os corações despedaçados de pessoas que deixam suas casas por causa das guerras; e a abertura do coração para acolher essas pessoas, dar-lhes suporte”.
O vídeo produzido para essa edição da Jornada de Oração e Missão relembra que o Papa Francisco tem constantemente refletido sobre essa realidade, uma vez que aumentaram as multidões de pessoas que deixam seus países e suas tradições por conta da guerra em seu território.
“Rezemos, portanto, nesse primeiro dia de maio e durante todo o mês pelos refugiados de guerra e tenhamos a coragem de acolher aqueles que vem pedir exílio em nosso país, o Brasil”.
Confira o vídeo:
As jornadas são um convite para contribuir, especialmente, com a oração que é uma das formas mais significativas de colaborar com o trabalho missionário. De acordo com a comissão, a Jornada de Oração e Missão pela Paz faz parte de uma série que coloca o valor da oração como “agir missionário” e propõe que cada cristão católico dedique um tempo do dia para rezar por determinado país ou causa.
Fonte: CNBB