Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 13 de maio de 2021

Siga nossas Redes Sociais

DOM RICARDO HOEPERS CONVIDA O EPISCOPADO BRASILEIRO A SE UNIR AO PROJETO DE CELEBRAÇÃO DO ANO FAMÍLIA AMORIS LAETITIA

13/04/2021   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

“A família é a Igreja e a Igreja é a família”. Com essa frase, o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, encerrou a última parte da plenária da tarde da 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, na segunda-feira, 12 de abril.

Dom Ricardo convidou todos os bispos a se unirem ao projeto de evangelização das famílias no ano Família Amoris Laetitia, anunciado pelo Papa Francisco no domingo da Sagrada Família, 27 de dezembro de 2020, e que será realizado de 19 de março de 2021 a 26 de junho de 2022.

Em um vídeo exposto durante a apresentação, o representante do Movimento de Shoenstatt, padre Alexandre Awi Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida da Santa Sé e conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina, ressaltou que “esse tempo que assolou os nossos povos e muito concretamente o nosso Brasil, colocou ainda mais em evidência a importância da família”.

É justamente neste contexto que o Papa Francisco repropõe os ensinamentos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, publicada há exatamente cinco anos. Segundo o padre Alexandre, sem a família a Igreja doméstica não se entende e nem se sustenta. ” Igreja é uma família de famílias. A exortação foi escrita pelo Papa como uma carta de amor às famílias e um instrumento muito prático para ajudá-las a viver o amor familiar no seu dia a dia. Ao propor a celebração do ano Amoris Laetitia, o Santo Padre convida as famílias do mundo inteiro e seus pastores a se encantar novamente com os ensinamentos desse documento e colocá-los em prática”, informou

Segundo ele, o convite é dirigido também aos jovens e se espera um protagonismo das próprias famílias. Para auxiliar as ações, foi lançado um site: www.amorislaetitia.va no qual serão divulgados alguns subsídios e iniciativas que ficarão à disposição das famílias, dos movimentos, paróquias e dioceses de todo o mundo.

“Uma boa notícia é que tudo isso se publicará também em português. Por exemplo, já está à disposição o primeiro de 10 vídeos que serão publicados mensalmente com palavras do Papa e testemunho de famílias sobre cada um dos capítulos de Amoris Laetitia. Os vídeos são acompanhados de subsídios de aprofundamento, textos e perguntas para reflexão em família ou grupos paroquiais. É só baixar do site. Toda a iniciativa a favor da família será muito bem-vinda como resposta ao apelo do Santo Padre”, reforça o padre Alexandre.

O secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida da Santa Sé  ainda ressaltou que um dos primeiros frutos desse ano foi a convocação da Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, a ser celebrada todos os anos no quarto domingo de julho. “Também nessa ocasião publicaremos subsídios que possam ajudar as dioceses a celebrar esse dia”, reforçou ele.

O bispo de Campo Mourão (PR), dom Bruno Elizeu Versari, recorreu ao Documento de Aparecida para lembrar que a Pastoral Familiar deve atuar de forma transversal com as outras pastorais. “Nossa comissão vem fazendo um grande trabalho para colocar em prática aquilo que está nas Diretrizes: palavra, pão, caridade e missão. Nossa expectativa é oferecer às famílias ao menos uma reflexão por mês, um estudo bíblico, de aprofundamento na família da Palavra de Deus”. Para levar ainda à mais pessoas esses subsídios, a Pastoral Familiar passa a oferecer conteúdo para formação de casais também em formato Educação à Distância (EAD).

O bispo de Bacabal (MA), dom Armando Martin, informou que como iniciativas para esse ano estão programados, de 3 a 7 de maio, o Congresso Online “Celebrando 40 anos da Familiaris Consortio e 5 anos da Amoris Laetitia”; e de 9 a 12 de junho, o Fórum sobre a “Amoris Laetitia”, promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Dom Ricardo informou também que a Comissão Vida e Família acolheu a Associação dos médicos católicos com o objetivo de trabalhar em conjunto com a Comissão de Bioética da CNBB e formar casais superadores da vida. Uma das ações será trabalhar para aprovar a consulta pública para instaurar o Dia do Nascituro, que deve ser oficializado no dia 8 de outubro, durante a Semana da Família. Ao final, Dom Ricardo Hoepers ressaltou que tudo relacionado ao Amoris Laetitia “são palavras “de alegria, pois a família é a fonte de espiritualidade. A família é a fonte de nossa espiritualidade e o que poderá tornar nossa Igreja mais dinâmica e mais bonita”.

Saiba Mais sobre o Ano Família Amoris Laetitia

O ano Família Amoris Laetitia foi anunciado pelo Papa Francisco no domingo da Sagrada Família (27 de dezembro de 2020) e será realizado de 19 de março de 2021 a 26 de junho de 2022, quando ocorre o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre.

A exortação apostólica Amoris Laetitia, lançada em 2016, é fruto de dois sínodos sobre a família realizados nos anos de 2014 e de 2015. O documento possui nove capítulos que abordam questões sobre a palavra, a realidade, os desafios e a vocação das famílias, o amor no matrimônio, a fecundidade, a educação dos filhos, a espiritualidade, entre outros temas.

Os objetivos do Ano Família Amoris Laetitia anunciado pelo Papa são: difundir o conteúdo da exortação apostólica; anunciar que o sacramento do matrimônio é um dom; fazer da família protagonista da pastoral familiar; sensibilizar os jovens; e, ampliar o olhar e a ação da Pastoral Familiar.

Durante o Ano Família Amoris Laetitia serão aprofundadas discussões sobre a exortação apostólica e como colocá-las em prática nas paróquias e dioceses, além de interagir com as comissões de Educação, Catequese, Juventude, Laicato e Missionária da CNBB, e as pastorais da Pessoa Idosa e da Criança em vista de um trabalho sinodal. Para maio, está prevista a realização de um seminário sobre os 40 anos da exortação apostólica Familiaris Consortio e 5 anos da Amoris Laetitia – questões pastorais, eclesiológicas e morais.
Acesse: www.cnbb.org.br.

Programação no Brasil

3 a 7 de maio – Congresso On-line
“Celebrando 40 anos da Familiaris Consortio e 5 anos da Amoris Laetitia

9 a 12 de junho – Fórum sobre a “Amoris Laetitia
Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

22 e 23 – 29 e 30 de setembro – Incompreensões relativas à Amoris Laetitia
Sociedade Brasileira de Teologia Moral. Saiba mais: http://bit.ly/EtisLA

Lançamento de livro
No dia 19 de março, as Edições CNBB e a Editora Canção Nova lançaram o livro José (Yosef) — Artesão de humanidade – Homem justo, esposo e pai, durante live transmitida pelas redes sociais.

Hotsite preparado pela Comissão Vida e Família da CNBB
A Comissão Vida e Família da CNBB preparou um hotsite sobre o assunto explicando o projeto, os objetivos e trazendo os passos e a programação. Também é possível partilhar sua experiência do amor na família.
Acesse aqui!

“Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Lætitia do Santo Padre Francisco aos bispos, aos presbíteros, aos diáconos, às pessoas consagradas, aos esposos cristãos e a todos os fiéis leigos sobre o Amor na Família”.

Clique aqui para acessar o documento completo.

Fonte: CNBB

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388, Centro Patos de Minas - MG - CEP: 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184