Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 30 de novembro de 2022

Dom Frei Claudio Nori Sturm participa da Assembleia Conser Leste 2

09/06/2022   .    Notícias da Diocese

Dom Frei Claudio Nori Sturm, o representante dos presbitérios, Pe. Leonildo Eustáquio da Silva, o coordenador do Conselho Pastoral Diocesano, Pe. Márlon Henrique Cunha e o Diego de São Gotardo/MG, estão participando da Assembleia do Conser Leste 2.  A assembleia iniciou os trabalhos na segunda-feira (6), na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). A Assembleia conclui os trabalhos nesta quinta-feira (09).

Em torno da temática “Assembleia eclesial, conjuntura eclesial e sinodalidade: uma interlocução”, arce(bispos), coordenadores diocesanos de Pastoral, representantes dos presbíteros, coordenadores(as) regionais de Pastorais, Organismos e Movimentos de todo o Estado de Minas Gerais, tiveram momentos de assessorias sobre diversos temas, reflexões, partilhas, orações e celebrações da Eucaristia.

O presidente da CNBB, Dom Walmor, na celebração de abertura, refletiu sobre a importância de cultivar maior intimidade com o Senhor e de ser discípulos e discípulas missionários de Jesus Cristo.

O tema central do evento será “Assembleia eclesial, conjuntura eclesial e sinodalidade: uma interlocução”. A pauta inclui sessões conjuntas, reservadas, estudos e reflexões a partir das assessorias da Ir. Valéria Andrade Leal, Assessora Nacional da Pastoral para Juventude da CNBB; Pe. Boris Agustín Nef Ulloa, Clero da Arquidiocese de São Paulo e Doutor em Teologia Bíblica e do Pe. Júlio Cesar Evangelista Resende, Assessor Nacional da Pastoral da Educação da CNBB.

A abertura do evento foi realizada pela presidência do Regional: Dom José Carlos de Souza Campos, presidente e bispo da Diocese de Divinópolis (MG); Dom Esmeraldo Barreto de Farias, vice-presidente e bispo da Diocese de Araçuaí (MG); Dom Geovane Luís da Silva, secretário e bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e pelo secretário executivo, Pe. Rodrigo Souza da Silva.

O encontro, com a participação de (Arce)bispos, coordenadores diocesanos de Pastoral, representantes dos presbíteros, coordenadores(as) regionais de Pastorais, Organismos e Movimentos de todo o Estado de Minas Gerais, reúne 110 pessoas na Casa de Retiros São José.

Assessorias

A primeira assessoria da Assembleia ocorreu na manhã de terça-feira (7), com exposições feitas pela Irmã Valéria Andrade Leal, Assessora Nacional da Pastoral para Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela propôs que os participantes refletissem sobre os 12 Desafios Pastorais da Igreja da América Eclesial da América Latina e do Caribe.

No período da tarde, Pe. Boris Agustín Nef Ulloa, do Clero da Arquidiocese de São Paulo (SP) e Doutor em Teologia Bíblica, complementará a exposição, realizada pela manhã, ao apresentar uma análise de conjuntura eclesial.

Celebração Eucarística

As atividades do primeiro dia de Assembleia CONSER Leste 2 se iniciaram com uma Celebração Eucarística celebrada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB e Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), e concelebrada por Dom José Lanza Neto, bispo da Diocese de Guaxupé (MG) e Dom José Aristeu Vieira, bispo da Diocese de Luz (MG).

Durante o momento, Dom Walmor relembrou da oportunidade de reacender em nossos corações o compromisso de vivenciarmos a intimidade com o Senhor e sermos discípulos e discípulas missionários de Jesus Cristo.

Fonte: CNBB do Regional Leste 2