Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 25 de julho de 2021

Documentário – “Congado: Um Reino oculto no Brasil profundo” – 2º Lugar no 13º Festival de Cinema MacacuCine

24/04/2021   .    Notícias da Diocese

Sobre o documentário “Congado: Um Reino Oculto no Brasil Profundo” : com a participação e colaboração de vários de vocês o referido documentário ficou em 2º lugar no 13º Festival Internacional de Cinema MacacuCine.

Expressamos o nosso agradecimento a todos ao mesmo tempo em que manifestamos a nossa alegria. A Congada tão presente em nossas terras e em nossa sociedade traz consigo características e valores tão importantes e, insistentemente procuram repassar para a sociedade carente deles. Só para ilustrar podemos citar fé e devoção profundas, uma religiosidade que faz sentir pertencente a Deus e protegidos pelos Santos e Santas que Deus dá para proteger principalmente Nossa Senhora do Rosário, são Benedito Santa Efigênia.

Não podemos esquecer a solidariedade e ação junto aos irmãos numa verdadeira fraternidade que leva apoio e ajuda também para rezar devidamente, inclusive ajudando nos festejos religiosos. Salve Maria! Viva Nossa Senhora do Rosário, Viva São Benedito! Viva Jesus Cristo!

2º LUGAR – JÚRI POPULAR

CONGADO: UM REINO OCULTO NO BRASIL PROFUNDO

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

BR | Doc. | 2020 | 22’

Dir.: Helvécio Furtado Jr, Reginaldo Gonçalves

Tradição de ancestralidade africana que resgata a majestade do povo negro escravizado, mantém-se como um dos últimos festejos populares, resistindo ao processo de globalização cultural no Brasil.

Fonte: https://www.macacucine.com.br/vencedores

Monsenhor Magno José Magno do Nascimento

Assessor Diocesano dos Movimentos de Religiosidade Popular – Folias de Reis, Congados e Moçambiques

Rua Tiradentes, 388, Centro Patos de Minas - MG - CEP: 38700-134