Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 04 de dezembro de 2021

DNJ 2021: “Que sejam um!”, mensagem de Dom Frei Claudio Nori Sturm

31/10/2021   .    Notícias da Diocese

O DNJ deste ano traz como lema “Que sejam um!” (Jo 17,21). A proposta apresenta um convite à unidade, “que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida”. O desafio na construção da arte, segundo os Jovens Conectados, era expressar esta unidade em um design funcional, autêntico, atrativo e expressivo que remetesse à juventude, esperança e a vida, a fim de melhor comunicar o Dia Nacional da Juventude 2021 no Brasil.

Da Carta de São Paulo aos Coríntios, buscaram o trecho “Há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; e há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos” (1 Cor 12, 4-6). A definição do Apóstolo sobre unidade, de acordo com os criadores do cartaz, “insiste em juntar palavras que são, aparentemente, opostas: diversidade e o mesmo, diversos e um só. Assim se firma a Unidade no plano de Deus”.

Dessa forma, a composição estética traz formas, cores e “direções” diferentes, porém, todas encontram-se em um único lugar. “No centro está a Cruz, símbolo mor da fé cristã, onde todas as outras ‘formas’ ajustam-se no cartaz, visto que na cruz, Jesus ‘derrubou o muro de separação que havia no meio, a inimizade […] Por meio dele, podemos todos apresentar-nos ao Pai em um só Espírito’ (Ef 2, 14-18). Podemos então ver — ainda que indiretamente — um convite aos jovens do Brasil a pôr Cristo no centro novamente e alcançar, com fruto desta cristocentria, o dom de uma unidade estabelecida em Jesus”, explicam os jovens da Comunidade Kadosh.

Vibração, alegria e vivacidade são destacadas como o resultado do misto de cores e formas presentes no cartaz. “O todo parece estar em “movimento” expressando assim o convite do Evangelho a todos os jovens de não entregarem suas vidas à paralisia ilusória deste mundo, mas vivendo no movimento do Espírito Santo, usufruir das dádivas que unidade traz”, sublinham.

Vídeo de Dom Frei Claudio Nori Sturm