Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 04 de dezembro de 2021

Dízimo, partilha do nosso amor

21/11/2021   .    Artigos de Formação

Refletiremos com mais clareza qual é a proposta da Igreja para o uso do dinheiro arrecadado com o nosso dízimo mensal, pois a transparência gera confiança.

O dízimo a partir do Documento da CNBB, nº 106, nos orienta o que os nossos pastores propuseram. São quatro dimensões, desse modo o coração partilhado, que todos conhecemos, também possui quatro divisões:

A primeira dimensão do dízimo é a religiosa. Esta mostra a nossa relação com Deus; é expressão do coração agradecido, da vivência de fé e da conversão de batizados.

Quando reconhecemos que Deus é o centro da nossa vida os nossos bens materiais também são vistos à luz da fé (Lc 12, 15-21), por isso o fiel dizimista usa seus bens materiais com liberdade e sem apego, mas busca em sua vida os valores do Reino e a sua justiça (Mt 6, 33).

A segunda dimensão é a Eclesial, aqui se trata da nossa consciência de ser membro da Igreja da qual todos somos responsáveis para realizar o culto divino e desenvolver a missão. Esta dimensão cuida das despesas ordinárias de nossa paróquia, todos os investimentos realizados para a realização dos nossos atos litúrgicos.

O dízimo também contribui de modo sistemático com a nossa diocese, mantendo a nossa pertença e construindo a identidade de ser Igreja de comunhão.

A dimensão missionária é a terceira, pois todo dizimista é responsável pela vida missionária da comunidade de fé. O dízimo nesta dimensão fortalece a missão na comunidade local, mas também faz comunhão com a partilha nos projetos da diocese e em âmbito nacional.

O dízimo tem a dimensão caritativa é o cuidado com os pobres, pois nossas comunidades de fé devem ser lugares de acolhida onde quem necessita não volte para casa de mãos vazias.

Devemos ter em nossas paróquias sempre as portas abertas para os pobres e deles jamais podemos esquecer (Gl 2,10).

Esta dimensão revela a nossa pertença a Jesus, é do dízimo de cada um que o pão estará em todas as mesas.