Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 04 de dezembro de 2021

Dízimo não é pagamento, mas atitude de um coração agradecido

14/11/2021   .    Artigos de Formação

O dízimo é fruto de uma decisão pessoal e consciente de quem tem um coração agradecido, pois o nosso comprometimento não é resultado do muito que recebemos ou do que nos sobra.

O dízimo como contribuição sistemática e periódica vem da experiência de fé e esta não está no bolso e sim, no coração.

Quantas vezes ao iniciar o ano civil fazemos o bom propósito de ser dizimista, inscrevemos no dízimo e até levamos para casa a carteirinha da contribuição mensal, porém, fica apenas na intenção, e não como compromisso de fé. Sabemos que a pandemia da COVID 19 gerou inúmeras consequências para nossas famílias, inclusive a triste realidade do desemprego. É compreensível em uma comunidade de irmãos que o dizimista diante de alguma dificuldade poderá recorrer à mesa do Senhor.

Salientamos que a principal fundamentação do dízimo está na Palavra de Deus e contribuir com o dízimo é reconhecer que tudo vem de Deus: o que somos e tudo o que temos (1 Cr 29, 11-14).

A nossa mãe Igreja nos ensina quando nos propõe os cinco mandamentos e o quinto nos diz: “ajudar a Igreja em suas necessidades”, ou seja, é o dízimo de cada fiel que ajuda a comunidade a evangelizar, porque não somos dizimistas buscando retribuição e temos a consciência de que do Pai do Céu vê exatamente o que precisamos. É na paróquia que fazemos pessoal e comunitariamente a experiência com o Senhor.