Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 01 de julho de 2022

Dízimo, Expressão de amor consciente

07/11/2021   .    Artigos de Formação

O mês de novembro em nossa diocese de Patos de Minas será dedicado ao dizimo, assim nos quatro domingos refletiremos, rezaremos e esclareceremos sobre este tema que, ainda, não é bem compreendido por nós, que participamos da comunidade.

O que é o Dízimo?

Há uma resposta clara e oficial da Igreja: “O dízimo é uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume corresponsavelmente sua sustentação e a da Igreja. Ele pressupõe pessoas evangelizadas e comprometidas com a evangelização” (Documento da CNBB, 106 nº6 pag. 13).

Eis uma orientação da nossa Igreja para que sejamos dizimistas conscientes, pois todos somos responsáveis pelo anúncio da Boa Nova do reino, portanto, nenhum batizado está dispensado em contribuir sistemática e/ ou periódica. O bispo, o padre, o religioso, a religiosa e cada membro da comunidade independente de quantas pastorais atua é chamado a assumir o dízimo como dimensão da sua experiência de fé e do amor aos irmãos.

Ser dizimista não é “pagar” uma taxa mensal a Deus, e sim um comprometimento consciente. Que a Palavra de Deus nos ilumine e gere em nós, sensibilidade.

Devo contribuir com 10% do que eu ganho?

Embora o termo “Dízimo” refere-se à décima parte, é sempre bom ouvir o que nos diz São Paulo: “Cada um dê segundo a medida do seu coração” (2 Cor 9,7), ou seja, devemos criar em nós a consciência amorosa de pertença a comunidade de fé que livremente escolhemos para fazer a nossa experiência com o Senhor; cabe-nos, também, responder outra pergunta: qual é a medida do meu coração?

Devemos compreender que uma contribuição sistemática é aquela estável podendo ser mensal, pois nos tempos atuais a grande maioria recebe mensalmente o salário, porém, não está excluído o dízimo da colheita quando na venda do produto. O dízimo de cada um fortalece a comunidade.