Em conversa com o coordenador-geral da Pascom Brasil, o jovem Ruan expressou sua surpresa e alegria pela escolha de sua obra.
“Eu não esperava ser selecionado, não era a minha intenção. Meu objetivo era materializar uma experiência de fé que eu vivo no meu caminho espiritual, que é o da escuta. Isso me motivou a participar. Quando eu recebi a mensagem, eu não imaginei que pudesse ser isso! (…) Foi momento de satisfação para a paróquia, para a diocese, e , com certeza, como contemplação de santificação para mim que consegui me dedicar a este processo com os olhos da fé, não simplesmente com técnica. Mas, também, com fé! Foi muito gratificante eu fiquei muito feliz com a escolha!”
O coordenador da Pascom no Regional Nordeste 3, Mirrail Menezes, também destaca a alegria de ter um membro do regional como vencedor do concurso, “porque presta um serviço à Igreja no Brasil de dar visibilidade ao tema que o Papa nos concede a cada ano em sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações.”
“Tive oportunidade de ligar pessoalmente e aqui também quero agradecer ao Ruan, à Pascom da Diocese de Livramento, ao seminarista Adriano, seu coordenador, e a Dom Armando Bucciol por este dom, por colocar sua criatividade à serviço da Pastoral da Comunicação e da Igreja de todo o Brasil”.
Confira o bate-papo de Ruan Carlos com Marcus Tullius.
Descrição do cartaz
Cada participante do concurso, ao se inscrever, teve que enviar uma justificativa para a arte. Ruan, em seu texto, buscou inspiração na primeira Carta aos Coríntios, quando diz que “no mundo, existem muitas variedades de sons, e nenhum é sem significado.” (1Cor 14,10).
“Somos todos instantes de eternidade. Os sons atingem-nos, tal como os constantes chamados da Graça de Deus. É nosso compromisso de fé preparar o coração para permitir que o Novo possa crescer. Escutar é permitir, “quem tem ouvidos, ouça!” (Mt 13,9). O chamado a escutar confronta-nos a abrir o coração para uma parte de nós presente na vida do próximo. O cultivo dos sentidos faz-nos crescer em humanidade. Nela que a Verdade expressa-se completa e inteira. A escuta é o filtro da alma, o sentido que possibilita o encontro. Justificando os elementos da arte criada, temos um encontro entre duas gerações: a escuta é possível a todos, sem marcadores temporais. Sem o encontro não há comunicação. A escuta mais importante é representada nas sensíveis vibrações pulsáteis do coração que somente são audíveis a alma que se aproxima com simplicidade do essencial humano. O ambiente digital se torna um espaço de escuta a partir do coração transformado em Deus.”
Para baixar o cartaz, em três versões, clique aqui.
Comissão julgadora do concurso
A escolha do cartaz foi composto júri técnico formado pelo publicitário e coordenador do GT Produção da Pascom Brasil, Adielson Agrelos, pelos designers Layla Kamila e Flávio Medeiros, pelo também designer e vencedor da segunda edição do Concurso, Evandro Caldeira, e pelos fotógrafos Fernando Nunes e André Fachetti. A última etapa foi o júri pastoral, formado pelos bispos membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol, Dom Neri José e Dom Edilson Nobre.
Fonte: Pascom Brasil