Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 07 de dezembro de 2021

Siga nossas Redes Sociais

Diocese de Patos de Minas se solidariza com a Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), pela páscoa de Pe. Andrey Cássio Nicioli Silva

19/10/2021   .    Notícias da Diocese
Compartilhe

A Diocese de Patos de Minas se solidariza com a Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), com os familiares e amigos pela páscoa de Pe. Andrey Cássio Nicioli Silva, assessor eclesiástico da Pascom no Regional Leste 2 e ex-coordenador do GT Espiritualidade da Pascom Brasil, ocorrida na tarde de 18 de outubro no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo (SP), devido a complicações após um transplante de medula óssea.

O Pe. Andrey Cássio Nicioli Silva participou da 1ª Semana Diocesana Comunicação. A 1ª Semana Diocesana da Comunicação foi realizada de 24 a 30 de maio de forma on-line, através do canal do YouTube da Diocese de Patos de Minas.  O Pe. Andrey  participou no dia 26 de maio, com o tema: A Espiritualidade do Agente da Pascom.

Rezemos pedindo a intercessão de Maria, para que o acompanhe à morada celeste, onde ele contemplará o rosto d’Aquele a quem tanto amou e serviu na terra. Aos familiares e amigos, que vivem a dor da separação, manifestamos a nossa proximidade, unidos na oração e na solidariedade fraterna.

Velório e sepultamento

O corpo do Padre Andrey será velado nesta terça-feira, 19 de outubro, na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Jacutinga (MG).

Ao decorrer do dia serão celebradas quatro Missas, sendo às 08h, 10h, 12h e 15h. Após a última celebração, o sepultamento será realizado no Cemitério Municipal de Jacutinga.

Acompanhe a transmissão da Missa das 15h através do canal da Arquidiocese de Pouso Alegre no Youtube.

NOTA DE FALECIMENTO

“CHAMOU-ME PELA SUA GRAÇA” (Gl 1,15)

Com profundo pesar comunicamos o falecimento em São Paulo, no Hospital da Beneficência Portuguesa, neste fim de tarde do dia 18 de outubro de 2021, do Revmo. Sr. Padre Andrey Cássio Nicioli Silva, com 39 anos de idade, 05 anos de ordenação presbiteral, filho único do casal Antônio Moreira da Silva e Vânia Luzia Nicioli Silva, que é irmã de Dom Darci Nicioli, Arcebispo de Diamantina.

Padre Andrey esteve internado desde final de julho para seu transplante de medula, que obteve o êxito esperado, porém os desdobramentos pós-transplante evoluíram para sinusite e septicemia.

Nascido em 01 de novembro de 1982, em Jacutinga, MG, foi batizado pelo Côn. Vieira, em 21 de dezembro do mesmo ano e crismado por Dom Ricardo Pedro em 20 de dezembro de 1997.

O despertar vocacional se dá pelos 13 anos de idade, realidade que amadureceu ao longo de bom tempo, vindo a cursar o propedêutico na Congregação do Santíssimo Redentor, no ano de 2001, onde permaneceu até 2004.

Deixando a Congregação iniciou uma experiência de trabalho e estudos, graduando-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUCCamp, em 2008, tendo trabalhado na EPTV Sul de Minas.

O processo vocacional vai se desenvolvendo e, mais tarde, após um caminho com as inquietações do chamado e acompanhado por alguns padres da sua paróquia, retorna para o seminário, desta vez na Arquidiocese de Pouso Alegre, entrando para o Seminário Nossa Senhora Auxiliadora em 07 de fevereiro de 2011.

Admitido às ordens sacras em 25 de setembro de 2013, foi instituído no ministério do Leitorato em 26 de maio de 2014 e no Acolitato em 01 de dezembro de 2014. Recebeu a ordem do Diaconato em 28 de novembro de 2015, na Catedral Metropolitana e a ordenação presbiteral em 24 de setembro de 2016 em sua terra natal, na Igreja de Santo Antônio, ambas pela imposição das mãos de Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.

Exerceu seu ministério diaconal na paróquia Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata e em setembro/2016 tornou-se seu vigário paroquial. Desde abril de 2019, é vigário paroquial na paróquia São José Operário em Pouso Alegre. Colaborador no Tribunal Arquidiocesano no ofício de Auditor, presença marcante em sua Equipe de Nossa Senhora, bem como nos Cursilhos de Cristandade. Coordenador da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, com um trabalho dedicado, inclusive nas redes sociais da Arquidiocese, bem como um programa diário na Rádio Difusora HD, abdicado em julho em vista do seu tratamento. Colaborou, também, na Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e como Assessor Eclesiástico da Comissão para a Comunicação e Cultura do Regional Leste 2 -CNBB.

O Senhor que o chamou por sua graça para estar com Ele consagrado no sacerdócio (cf. lema de ordenação) o chama agora, definitivamente, a estar com Ele, Pastor Eterno, recebendo a recompensa dos justos, aquela recompensa de “gente boa” (jargão que marca suas interlocuções!).

Rendemos graças ao Pai, em meio às lágrimas da separação tão prematura, por sua vida entregue à Igreja Particular de Pouso Alegre e por seu sacerdócio que fez bem ao povo de Deus que lhe foi confiado.

O Arcebispo Dom José Luiz Majella, o clero e toda nossa Arquidiocese, apresenta a solidariedade fraterna aos parentes e familiares, em especial aos seus pais Sr. Antônio e Vânia e ao tio bispo, Dom Darci Nicioli, assegurando as preces pelo consolo que brota da certeza da Ressurreição.

Apresentamos, com a exortação evangélica: “Estive doente e cuidaste de mim” (Mt 25, 36), a eterna gratidão ao Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, às suas equipes médicas, enfermeiros e outros profissionais e pessoas do convívio desse tempo de internação que interagiram e se mantiveram de prontidão em suas necessidades e, nesses longos meses, não mediram esforços nos cuidados necessários e que com profissionalismo exerceram seu sacerdócio medicinal. Reconhecimento e gratidão, também, aos profissionais da saúde e atendentes dos laboratórios e unidades hospitalares em Pouso Alegre, desde a descoberta da mielodisplasia, pelos serviços prestados e atenção dada, facilitando o tratamento para a realização do transplante. Gratidão a todos que, desde o doador anônimo da medula aos que se empenharam nas mais diversas formas, para que se obtivesse a doação e se realizasse todo o processo do transplante, desde sua origem até aqui, bem como aos que se dispuseram na busca da compatibilidade.

Um profundo “Deus lhe pague” a todas as pessoas, comunidades, paróquias, movimentos, pastorais, ministérios, equipes diversas, internautas, “pascons”, amigos e amigas, fiéis das paróquias onde Pe. Andrey se fez presença sacerdotal, que se desdobraram em preces, atenções, preocupações e não deixaram de assegurar suas proximidades em oração. DEUS LHES PAGUE!!!

O Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella, que acompanhou passo a passo em constante contato com familiares através de Dom Darci, consternado com a realidade dolorosa que vivenciamos em nossa Igreja Particular, pede que em seu sufrágio seja oferecido santo sacrifício da Eucaristia e que as orações de todos alcancem os sofridos corações de seu pai e de sua mãe, junto aos demais familiares, com o conforto da fé.

No mistério da dor e da morte, em que nos silenciamos profundamente, rezamos com Jó: “O Senhor o deu, o Senhor o tomou. Bendito seja o nome do Senhor!”(Jó 1,21).

Louvado seja o sacerdócio de Pe. Andrey, que em pouco tempo de existência, marcou a vida de tantos fiéis e fez o bem! Tu és Sacerdote para sempre!

Por sua Graça… Descanse em Paz, querido Pe. Andrey!

O féretro seguirá diretamente para Jacutinga e a missa de corpo presente será celebrada 15h, nesta terça-feira, dia 19, na Matriz de Santo Antônio e logo em seguida se dará o sepultamento.

Chancelaria do Arcebispado

 Pouso Alegre aos 18 de outubro de 2021

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184