Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 22 de maio de 2022

Diocese de Patos de Minas se solidariza com a Arquidiocese de Brasília (DF), pela Páscoa de Dom João Evangelista Martins Terra, SJ

11/03/2022   .    Notícias da Diocese

A Arquidiocese de Brasília comunicou o falecimento nesta sexta-feira, 11 de março, do bispo auxiliar emérito de Brasília (DF), dom João Evangelista Martins Terra, aos 97 anos de idade, após algumas semanas internado.

“Rezemos todos juntos, pelo descanso eterno de nosso bispo emérito de Brasília. Em breve informaremos acerca do velório e sepultamento”.

Biografia

Nascido em 07 de março de 1925, na cidade de Jardinópolis, em São Paulo, João Evangelista Martins Terra foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1956, no Rio de Janeiro.

Em 1964, ingressou na companhia de Jesus, e, em 1988, recebeu a Ordenação Episcopal na cidade de São Paulo, adotando o lema episcopal: “Cum Christo Et In Ecclesia” – “Com Cristo e Na Igreja”.

Dom Terra adquiriu o título de doutor nas seguintes áreas: Teologia, Filosofia, Sagrada Escritura, Arqueologia e em línguas semíticas.

É considerado um biblista de renome, autor de mais de 220 obras publicadas por vários países do mundo, por onde viajou e trabalhou; inclusive em Roma, onde passou dez anos, trabalhando no jornal L’Osservatore Romano e servindo aos Papas, na época, João Paulo II e Bento XVI.

Na arquidiocese de Brasília, dom João Evangelista Martins Terra atuou como bispo auxiliar, de 1994 a 2004; trabalhando ao lado do cardeal José Freire Falcão, na época, arcebispo da Capital Federal.

Atualmente, dom terra residia em Brasília e era o responsável pelo Instituto Divino Mestre, que ele próprio fundou com o objetivo de formar professores para os seminários nacionais e internacionais.

Condolências

A Diocese de Patos de Minas se solidariza com a Arquidiocese de Brasília (DF), com os familiares e amigos pela páscoa do bispo Auxiliar Emérito, Dom João Evangelista Martins Terra, SJ, ocorrida nesta manhã de 11 de março, após algumas semanas de internação hospitalar. O bispo tinha 97 anos, recém-completados, no dia 7 de março.

Dom João Evangelista Martins Terra, SJ, foi professor de Sagrada Escritura no Seminário Maior “Dom José André Coimbra”, em Patos de Minas/MG.

Rezemos pedindo a intercessão de Maria, para que o acompanhe à morada celeste, onde ele contemplará o rosto d’Aquele a quem tanto amou e serviu na terra.

Em nome de Dom Frei Claudio Nori Sturm e de todos os fiéis da Diocese de Patos de Minas, manifestamos aos familiares e amigos, que vivem a dor da separação, a nossa proximidade, unidos na oração e na solidariedade fraterna.

Pascom – Diocese de Patos de Minas

Foto e informações: CNBB