Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 02 de julho de 2022

Siga nossas Redes Sociais

Conheça o Logo do X Encontro Mundial Das Famílias!

25/06/2022   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

O X Encontro Mundial das Famílias está sendo realizado em Roma 22 à 26 de junho. Saiba mais sobre o logotipo escolhido para o evento que representa o abraço acolhedor e inclusivo da Igreja Mãe de Roma e seu Bispo dirigido a todos os homens e mulheres de todos os tempos.

O logotipo concebido para o X Encontro Mundial das Famílias assume a forma elíptica da colunata berniniana da Praça de São Pedro, lugar identificador por excelência da Igreja Católica e remete para o seu significado original, que é o abraço acolhedor e inclusivo da Igreja Mãe de Roma e seu Bispo dirigido a todos os homens e mulheres de todos os tempos. As figuras humanas que se encontram sob a cúpula, que acabamos de mencionar, e a cruz acima , representam marido, esposa, filhos, avós e netos. Querem recordar a imagem da Igreja como “família de famílias” proposta por Amoris Laetitia (AL 87) em que “O amor vivido nas famílias é uma força permanente para a vida da Igreja “(AL 88).

A cruz de Cristo!

A cruz de Cristo que se destaca para o céu e os muros que o protegem parecem quase sustentados por famílias, autênticas pedras vivas da construção eclesial. Do lado esquerdo, na linha tênue da colunata, notamos a presença de uma família que se encontra na mesma posição que as estátuas dos santos colocadas nas colunas da praça. Isso nos lembra que a vocação à santidade é uma meta possível para todos. Eles querem sublinhar como é possível viver a santidade na essencialidade da vida comum. A família colocada à esquerda, que aparece atrás da linha da colunata, também indica todos os não católicos famílias, longe da fé e fora da Igreja, que olham de fora para o acontecimento eclesial que se realiza. A comunidade eclesial sempre os olhou com atenção.

O dinamismo das figuras!

Há também um dinamismo das figuras que se movem para a direita. Eles se movem para fora. São famílias que saem, testemunhas de uma Igreja não autorreferencial. Estes vão em busca de outras famílias na tentativa de aproximá-los e compartilhar com eles a experiência da misericórdia de Deus As cores predominantes, amarelo e vermelho, são uma referência evidente ao brasão da cidade de Roma, em um traço gráfico que quer expressar um intenso vínculo com a comunidade.

A linha do tempo dos Encontros Mundiais!

O Encontro Mundial das Famílias, foi criado por São João Paulo II em 1994. Naquele ano, de fato, as Nações Unidas haviam declarado o “Ano Internacional da Família”. Também na Igreja, o Papa Wojtyla queria que o Ano da Família fosse celebrado ao mesmo tempo; o I Encontro Mundial das Famílias, foi realizado em Roma nos dias 8 e 9 de outubro de 1994. Foi promovido, como os seguintes encontros, pelo Pontifício Conselho para a Família, em 2016 o órgão do Vaticano foi suprimido e fundido com o Dicastério para o Leigos, a Família e a Vida. Desde 1994, portanto, a cada três anos e em diferentes lugares do mundo, é realizado um Encontro Mundial das Famílias. O esquema seguido sempre foi semelhante, com um Congresso Internacional Teológico-Pastoral no início; e a conclusão, com a presença do Papa, com uma vigília e festa das famílias e com uma grande celebração eucarística final.

I Encontro Mundial: Roma – Itália 1994

No contexto do Ano da Família “Família: coração da civilização do amor”

II Encontro Mundial: Rio de Janeiro – Brasil 1997

“A família: dom e compromisso, esperança da humanidade”

III Encontro Mundial: Roma – Itália 2000

No contexto do Grande Jubileu de 2000 “Os filhos, a primavera da família e da sociedade”

IV Encontro Mundial: Manila – Filipinas 2003

“A Família Cristã: Boas Novas para o Terceiro Milênio” (João Paulo II interveio através da televisão)

V Encontro Mundial: Valência – Espanha 2006

“Transmissão da fé na família”

VI Encontro Mundial: Cidade do México – México 2009

“A Família Cristã: Boas Novas para o Terceiro Milênio” (João Paulo II interveio através da televisão)

VII Encontro Mundial: Milão – Itália 2012

“A família – Trabalho e Festa”

VIII Encontro Mundial: Filadélfia – EUA 2015

“O amor é a nossa missão, a família plenamente viva”

IX Encontro Mundial: Dublin – Irlanda 2018

“O Evangelho da família: alegria para o mundo” o primeiro coordenado pelo novo Dicastério para os Leigos, Família e Vida

X Encontro Mundial: Roma – Itália 2022

“Amor em família: vocação e caminho de santidade”

Fonte: Vatican News – Marília de Paula Siqueira

Foto: Vatican Media – O Logotipo do X Encontro Mundial das Famílias

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184