Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 22 de maio de 2022

Como a Campanha da Fraternidade nos convida a refletir no Tempo Quaresmal

24/02/2022   .    Notícias da Igreja

Campanha da Fraternidade é um dos modos de viver a espiritualidade do tempo quaresmal. Neste ano, a Campanha da Fraternidade fala sobre “Fraternidade e Educação”, e aprofunda o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Pe. Patricky Samuel Batista, assessor da Campanha da Fraternidade, explicou o intuito da campanha e o porquê ela acontece no período Quaresmal.

“Os bispos nos apresentam claramente o seu objetivo: despertar a solidariedade nos fiéis e na sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução à luz do Evangelho, explicou.

O tempo quaresmal traz o convite para a reflexão e transformação interior. É um tempo de preparação e transformação do coração para a celebração da Páscoa de Jesus.

“Como reza o prefácio do Tempo Quaresmal, a Campanha da Fraternidade nos convida a imitar a misericórdia do Pai repartindo o pão com os necessitados, fortificando nosso espírito fraterno. Em 2022 não será diferente. A Igreja nos pede para incluir no caminho de preparação para a Páscoa, que exige de nós a verdadeira conversão e compromisso missionário, uma reflexão sobre o tema educação”, afirmou.

Falar sobre educação, neste período em que estamos caminhando para o fim de uma pandemia sem precedentes, que interferiu no cronograma de ensino e atrapalhou o desenvolvimento de crianças e jovens, principalmente dos mais vulneráveis, é um ponto de partida importante para o futuro.

“Uma Campanha singular que também nos ajuda a refletir sobre os impactos da pandemia na educação como um todo. A grande pergunta que o texto base nos ajuda a refletir é a seguinte: O que a pandemia da covid-19 revela de nossa cultura no que diz respeito a educação? Algo deve e pode ser mudado neste cenário. Mas a verdadeira mudança só se torna realidade quando nasce da escuta da Palavra de Deus, de um verdadeiro compromisso com os pobres e uma verdadeira atenção à realidade educativa em nosso país”, explicou.

O texto base da Campanha da Fraternidade fala que: “o verdadeiro serviço à Educação é a educação a serviço da vida”. E convida todos a refletirem a importância do papel da família e da Igreja, na educação de crianças e jovens.

“Eis a consequência de uma vida educada para servir. Assim, uma das contribuições da Campanha da Fraternidade para uma educação a serviço da comunidade é a proposta de reflexão sobre a importância de pensarmos e darmos início a bons processos educacionais que coloquem a pessoa no centro pensando a educação de forma integral além de recuperar onde a experiência da tradição cristã católica pode ajudar a iluminar os inúmeros desafios do tempo presente”, afirmou.

De acordo com Pe. Patricky, educar é um ato de amor.

“Educar é um ato de amor, de esperança e de cuidado do ser humano. Aqui, a importância da educação na fé emerge como compromisso a partir do momento em que nos indagamos sobre quais são os princípios, valores e horizontes que regem a educação cristã”, afirmou.

Fonte: Portal A12 – Lais Silva

Foto: Tempo da Quaresma – Campanha da Fraternidade (jcomp)