Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 07 de dezembro de 2021

Comissão para o Ecumenismo da CNBB abre as inscrições ao Simpósio de Formação Ecumênica e Inter-religiosa 2022

26/10/2021   .    Notícias da Igreja

A Comissão Episcopal Pastora para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu nesta segunda-feira, 25 de outubro, as inscrições para o próximo Simpósio de Formação Ecumênica e Inter-Religiosa que acontecerá nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2022, de forma on-line pela plataforma Zoom, das 9h às 12h.  O simpósio tem o tema: “Educar para o Ecumenismo e a Sinodalidade: para uma religião humanizadora”. A inscrição e a participação são gratuitas.

De acordo com o assessor da Comissão e secretário-adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, os eixos inspiradores do simpósio são dois temas importantíssimos de formação vividos pela Igreja no Brasil: “o caminho da Sinodalidade e da Educação”. O assessor da Comissão de Ecumenismo da CNBB aponta que a reflexão dos dois eixos será feita na perspectiva ecumênica e inter-religiosa.

“Encontramo-nos bem esperançosos e animados com nosso Simpósio que a cada ano é oferecido pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso. A dimensão ecumênica é constitutiva da nossa vida cristã. Precisamos torná-la sempre mais presente e ativa em nossa missão evangelizadora. O diálogo é o caminho, por isso pedimos ajuda na divulgação do Simpósio”, convoca padre Marcus.

Conferencistas e inscrições

Estão confirmados como assessores nas reflexões o professor da Universidade Católica de Brasília e assessor da UmBrasil Ricardo Mariz e o membro da Comissão Teológica do Sínodo 2023 e professor-pesquisador no Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná (PUCPR), em Curitiba, padre Agenor Brighenti. Ele já presidiu o Instituto Nacional de Pastoral da CNBB e também foi perito do Celam na Conferência de Santo Domingo e da CNBB em Aparecida.

Também estão confirmados o biblista e membro do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) Francisco Orofino, a doutora e ecologista Ima Célia Guimarães Vieira e a professora Roberta Guedes, gerente da Câmara de Educação Básica da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC).

Como se inscrever?

Para se inscrever basta enviar o nome e a cidade onde mora para o e-mail da Comissão para o Ecumenismo da CNBB: ecumenismo@cnbb.org.br. As inscrições e a participação no Simpósio são gratuitas.