Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 22 de maio de 2022

Siga nossas Redes Sociais

Celebrar em Família: disponíveis os roteiros para o Tríduo Pascal

17/04/2022   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou os roteiros Celebrar em Família para as celebrações desta Semana Santa.

Ceia do Senhor

O primeiro roteiro é o da Celebração da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa. A motivação contida no roteiro para a celebração é para dar graças ao Senhor pela Eucaristia, “memória viva da Páscoa que Jesus confiou aos seus discípulos e a nós, antes de sofrer”.

“É o mistério de amor que nos ensina a fazer da nossa vida um dom. Damos graças pelo dom da vida dos nossos padres, que anunciam o Evangelho nas nossas comunidades com generosidade e dedicação. Damos graças pelo grande e novo mandamento do amor fraterno”.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA A QUINTA-FEIRA SANTA

Paixão do Senhor

Na Sexta-feira, a Igreja recorda o drama da Paixão do Senhor:

“Ouvimos este comovente relato, nos lembramos e rezamos por todos que somos salvos na força da entrega de Cristo. Adoramos a Santa Cruz, e experimentamos a força de seu poder salvador. Jesus morreu para salvar a todos. Deus nos ama com um amor que não conhece medidas”.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA A SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

Sábado Santo

Para o Sábado Santo, a Comissão para a Liturgia oferece o roteiro para o Ofício Divino, para ser realizado pela manhã, lembrando ser um dia de recolhimento. A Comissão cita a Paschalis Sollemnitatis para definir a atitude da Igreja neste dia:

‘Durante o Sábado Santo, a Igreja permanece junto do Sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida à mansão dos mortos (1Pd 3,19), esperando na oração e no jejum a sua ressurreição’ (Paschalis Sollemnitatis, n. 73).

“Ajudarão a bem viver esse dia: a oração do Ofício Divino, uma Celebração da Palavra em família (conforme subsídio “Igreja em Oração” – Abril 2022, pág 86) ou outra oração da piedade popular como, por exemplo, a meditação das Sete Dores de Nossa Senhora ou a Via-sacra”, orienta a Comissão para a Liturgia.

No Sábado Santo não há nenhuma celebração eucarística. Somente as horas do Ofício Divino são rezadas, e são celebradas a capella, isto é, sem
qualquer acompanhamento instrumental, uma vez que “a Igreja observa um silêncio reverente neste dia em que o Senhor ‘repousou de toda a obra que fizera’ (Gn 2,2), toda a obra de amor e entrega que ele realizou no lenho da cruz”.

BAIXE O CELEBRAR EM FAMÍLIA COM O ROTEIRO PARA O OFÍCIO DIVINO DA MANHÃ DO SÁBADO SANTO

Domingo de Páscoa

Na proclamação que o Senhor ressuscitou verdadeiramente, a celebração do Domingo de Páscoa motiva a nos alegrarmos e exultarmos, “pois o Senhor nos ama, deu sua vida por nós, para nossa salvação”.

“A morte foi vencida para sempre, não tem mais poder sobre nós. Aprendamos e pratiquemos os ensinamentos de Jesus Cristo que passou nesta terra fazendo o bem e amando incondicionalmente”.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA O DOMINGO DE PÁSCOA

Fonte: CNBB

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184