Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 22 de maio de 2022

Siga nossas Redes Sociais

Campanha emergencial da Rede Cáritas Brasileira segue ajudando famílias atingidas pelas chuvas

02/02/2022   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

Diante das fortes chuvas e enchentes que atingiram Minas Gerais e o Sul da Bahia em dezembro de 2021 e início de 2022, agravada em decorrência da pandemia de Covid-19, a rede Cáritas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se mobilizaram por meio da campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda. Com início no fim de 2021, a iniciativa busca arrecadar recursos para a compra de alimentos, água potável, roupas, fraldas infantis e adultas, artigos de higiene pessoal e de proteção contra a Covid-19, auxiliando as milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas devido às fortes chuvas que atingiram os dois estados.

Conheça os pontos de doação em todo o estado de Minas Gerais.

Após o acolhimento humanitário no momento inicial de maior emergência, que continua em curso, a campanha chega em sua segunda fase, na qual a rede Cáritas se organiza para iniciar a etapa de recuperação, com a reconstrução da infraestrutura, realocação da população, recuperação de áreas degradadas e recuperação do bem estar da população. O mês de fevereiro será marcado pelo início das ações de recuperação e reconstrução, com famílias sendo cadastradas, diálogos com órgãos públicos sendo realizados e a equipe da Cáritas se mobilizando para garantir o retorno das pessoas aos seus lares com segurança.

O último boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, de 31 de janeiro, informa que 410 municípios decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas e enchentes que assolaram o estado nos últimos dias. Ao todo, Minas tem 8.133 pessoas desabrigadas e 48.927 desalojadas. Pessoas tiveram que abandonar suas casas devido às inundações e aos riscos de deslizamentos de terra e de desabamentos. Além das residências, muitos são os estabelecimentos comerciais, postos de saúde, escolas e quadras que também ficaram debaixo d’água.

Campanha emergencial em Minas Gerais

Até o momento, foram atendidos 65 municípios em 9 (arqui)dioceses, entre elas: Almenara, Araçuaí, Teófilo Otoni, Montes Claros, Janaúba, Divinópolis, Belo Horizonte e Itabira e Coronel Fabriciano. As doações estão sendo enviadas para os municípios mais atingidos das regiões do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Vale do Paraopeba, Região do Rio Doce e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Em todo o estado, já atendemos 17.100 mil famílias com 300,5 toneladas de alimentos; 3.310 litros de água; 1.730 litros de leite; 3.990 unidades kits de higiene pessoal; 4.339 unidades de kits de limpeza; 200 unidades de cobertores; 104 pacotes de fraldas e 70 unidades de colchão; além de apoio em logística, lonas e repelentes.

Cerca de R$ 2.100.000,00 (dois milhões e cem mil reais) foram utilizados para compra dos itens acima e na logística das entregas até o dia 10 de janeiro. Isso tudo só foi possível, graças a uma grande rede de solidariedade, formada pelas doações espontâneas de pessoas físicas e da contribuição de parceiros e financiadores, como: Fundação Banco do Brasil, Ministério Público do Trabalho, Visão Mundial, CNBB Regional Leste 2, Comunidade Viva Sem Fome, Fundo Nacional de Solidariedade, entre outros.

Cáritas Brasileira articula visita do embaixador da União Europeia no Brasil a áreas afetadas

As comunidades de Ilhéus e Itabuna, na Bahia, irão receber o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. As visitas são realizadas por ocasião dos fundos emergenciais mobilizados pela Comissão Europeia, com apoio da rede Cáritas, para auxílio na resposta às consequências das inundações na Bahia e em Minas Gerais.

A agenda marca o início do programa Resposta Emergencial Para Pessoas Vulneráveis Afetadas Pelas Enchentes, que tem por objetivo apoiar as famílias impactadas pelas chuvas nesses estados. O programa será executado pela Cáritas Brasileira e tem como financiadores a Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO), a Cáritas Bélgica e a Cáritas Suíça.

O recurso de R$ 6.3 milhões (1 milhão de euros) beneficiará famílias dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju (Nova Alegria), Jucuruçu e Dário Meira, na Bahia, Palmópolis e Rio do Prado, em Minas Gerais.

Saiba mais sobre a visita do embaixador da União Europeia no Brasil.

Cáritas Minas Gerais

Fonte: CNBB do Regional Leste 2

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184