A Diocese de Patos de Minas recebeu com pesar, neste domingo (17/07), a notícia do falecimento do Sr. José Mendonça de Morais, aos 91 anos, uma das pessoas de maior influência na história política de Patos de Minas e região. José Mendonça de Morais foi Deputado Federal e Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais; também, Ministro Extraordinário da Palavra da Catedral de Santo Antônio de Patos de Minas/MG.
José Mendonça deixa a esposa, Lourdes Mendonça, filhos. Ele nasceu na Fazenda de seus pais, na beira do rio Borrachudo, em Tiros. Filho de Francisco Justiniano de Mendonça conhecido popularmente, Zico Mendonça, e Augusta Cândida de Morais. Foi candeeiro de bois dos 5 anos aos 9 anos, quando perdeu seu pai. Estudou o curso primário em São Gonçalo do Abaeté e fez o ginásio em São João Del Rey com os Salesianos. Estudou filosofia e teologia no Seminário de Mariana. Foi advogado militante desde 1959, pela UFMG, e especialista na área criminalística e tributária.
José Mendonça também foi empresário agropecuarista, defensor do meio ambiente e atuou ainda como palestrante e conferencista.
Bastante conhecido pelo lado político, sendo Prefeito de São Gonçalo do Abaeté de 1963 a 1967, Deputado Federal eleito em 1982 e Deputado Constituinte em 1987 e 1988. Foi Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, de 1988 a 1990. Foi também Secretário Municipal de Governo na Prefeitura de Patos de Minas em 2005. Pela literatura, publicou quatro livros sobre suas atividades parlamentares e um sobre a sua vida, chamado “Relatos de uma Vida”. Por esse motivo, em 2019 recebeu o troféu “Mérito Literário Leão de Formosa” das mãos do então prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves.
Seu corpo será velado na Funerária Bom Pastor de Patos de Minas/MG. As Exéquias Fúnebres serão celebradas, dia 18 de julho, às 15h, na Catedral de Santo Antônio de Patos de Minas, e logo em seguida o sepultamento.
Rezemos pedindo a intercessão de Maria, para que o acompanhe à morada celeste, onde ele contemplará o rosto d’Aquele a quem tanto amou e serviu na terra.
Em nome de Dom Frei Claudio Nori Sturm, do Clero e todos os fiéis da Diocese de Patos de Minas, manifestamos aos familiares e amigos, que vivem a dor da separação, a nossa proximidade, unidos na oração e na solidariedade fraterna.
Fonte: Clube Notícia – Notícias de Patos de Minas e região
Pascom – Diocese de Patos de Minas