Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 25 de julho de 2021

A devoção do Papa Francisco a São José

01/05/2021   .    Artigos de Formação

silêncio e a oração marcam a história de São Josépai adotivo de Jesus e patrono da Igreja. Essas virtudes manifestaram a profunda devoção do Papa Francisco ao santo.

Pontífice já manifestou sua confiança total na força mediadora de São José e uma admiração pelo papel e pelo estilo que sempre encarnou.

São José foi patriarca da Sagrada Família, pai de Jesus e esposo de Maria. Depois de Nossa Senhora, é considerado o maior de todos os Santos. Sua força de oração inspirou modos o ministério petrino de Francisco:

“Amo muito São José, porque é um homem forte e silencioso. Na minha escrivaninha, tenho uma imagem de São José que dorme e, quando tenho um problema, uma dificuldade, escrevo um bilhetinho e meto-o debaixo de São José, para que o sonhe. Este gesto significa: reza por este problema!” (Encontro com as famílias em Manila – 16 de janeiro de 2015).

A silhueta de São José estendida no sono, ao lado da mesa onde estuda e assegura as necessidades da Igreja universal, está ali para recordar que também em um sonho pode se esconder a voz de Deus.

Papa Francisco tem ao seu lado, desde sempre, nos quartos onde morou e estudou a pequena estátua de São José dormindo.

imagem de São José dormindo foi um dos poucos itens que o Papa pediu para trazerem-lhe de Buenos Aires, na Argentina, segundo matéria publicada no Vatican Insider. O hábito de confiar ao santo suas preces soma-se a outros sinais da devoção.

A paróquia do bairro Flores, na capital argentina, onde Francisco aos 17 anos confessou-se e percebeu pela primeira vez que Deus o chamava ao sacerdócio, é dedicada ao santo.

missa solene de início do pontificado de Francisco foi celebrada em 19 de março de 2013, memória litúrgica de São José.

Vatican News

Rua Tiradentes, 388, Centro Patos de Minas - MG - CEP: 38700-134