Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 22 de maio de 2022

Siga nossas Redes Sociais

18º Encontro Nacional de Presbíteros, o ENP, refletirá sobre as temáticas da comunhão e missão

09/05/2022   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

18º Encontro Nacional de Presbíteros será realizado de 9 a 14 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). Com o tema “Presbítero, Comunhão e Missão” e o lema “Vóis sois todos irmãos” (Mt 23,8), a iniciativa é organizada pela Comissão Nacional de Presbíteros, a CNP, e  reunirá presbíteros de várias regiões do Brasil.

Padre José Adelson, presidente da CNP, afirmou que o momento será de “partilha, de vivência de fé”. Revelou também que nesta edição haverá a eleição da nova presidência da CNP, que terá o mandato de quatro anos.

“A nossa perspectiva é que seja realmente um encontro fraterno, de alegria, de reflexão da nossa vida de missão, do nosso compromisso cristão e de ministério presbiteral”, disse.

O encontro terá a assessoria do secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella, e contará com momentos de celebração eucarística; partilha dos organismos e pastorais (CNISB, CRB, PV/SAV), entre outros debates.

Acesse (AQUI) a programação completa do encontro.

“Que tenhamos a graça de realmente sermos cada vez mais bons pastores, presbíteros missionários na missão da Igreja que nos foi confiada pela ordenação sacerdotal, então será um momento muito feliz, de muita alegria, partilha, vivência de fé e de muita graça de termos passado por essa pandemia, de estarmos juntos, vivos e celebrando o dom da nossa vocação”, afirma o padre Adelson.

“Que nossos padres realmente, todos nós, possamos retornar as nossas dioceses com esse grande desejo de continuarmos essa missão que não é somente nossa, mas é nos dada por Cristo e que sejamos pastores com cheiro das ovelhas como nos lembra o Papa Francisco”, finalizou o padre.

Texto-base

A Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) solicitou ao secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amadoque escrevesse um texto para estudos, reflexão e oração dos presbíteros, tratando o tema principal do 18º ENP – “Comunhão e Missão”. 

Toda a flexão apresentada por dom Joel foi consolidada, e posteriormente, publicada em formato de livro. O texto-base traz à luz duas passagens da Sagrada Escritura: “todos vós sois irmãos” (Mt 23,8) e “Vinde a mim, todos os que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso” (Mt, 11,28).

O presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm, afirmou que em linguagem simples, flutuante e agradável, a publicação aborda questões sempre atuais e muito caras aos presbíteros.

“Por entre as páginas, os presbíteros se sentirão conduzidos ao longo de veredas que levam de volta ao núcleo de sua vida, missão e vocação”, disse.

Ao longo do subsídioos leitores poderão encontrar onze passos ou momentos. Entre um e outro, dom Salm explica que há sempre uma sugestão de Leitura Orante da Palavra e perguntas para reflexão pessoal e partilhada.

“É um esquema que propicia o estudo da temática, a oração e a reflexão, tanto individualmente quanto em grupo. Serviria, inclusive, como base para um retiro espiritual com grande proveito”, garante dom João Salm  

Temas como a missão do presbítero no Brasil na terceira década do século XXI e o presbítero diante das comunidades eclesiais missionárias são abordados no texto-base. O subsídio pode ser adquirido no site da Editora da CNBB, a Edições CNBB:  https://www.edicoescnbb.com.br

Fonte: CNBB

 

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184