Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 07 de dezembro de 2021

Siga nossas Redes Sociais

12 frases de Carlo Acutis que inspiram a missão da Pascom

16/10/2021   .    Artigos de Formação
Compartilhe

Carlo Acutis ficou conhecido como apóstolo da internet”, “ciberapóstolo” e “Padroeiro da internet porque usava as mídias digitais para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação acima da média para sua idade, apesar de não ter estudos específicos sobre o assunto.

Algo em comum com os agentes da Pastoral da Comunicação? Tudo! Independente da idade dos pasconeiros, todos estão conectados e seguem a  missão de informar e evangelizar pela internet, usando os recursos das mídias digitais de seu tempo.

Um perfil nas redes sociais como Facebook e Instagram, um canal no YouTube, um site ou blog da paróquia ou movimento… assim como o jovem Carlo Acutis, temos a oportunidade de usar as mídias digitais para comunicar a Boa Notícia, para levar a mensagem de esperança e fé para aqueles que mais precisam, para ser presença digital evangelizadora, para promover conexão e comunhão!

A comunicação na Igreja é serviço, e o serviço se faz em estar à disposição de toda a Igreja, sua comunidade e pastorais. Em nosso tempo de pasconeiro, precisamos usar as mídias em todo seu potencial para que a mensagem chegue a todos, em todas os meios de comunicação e formatos, de acordo com a realidade local da diocese, paróquia ou comunidade.

Carlo Acutis foi um jovem italiano que dedicou parte de sua breve vida a documentar milagres eucarísticos ao redor do mundo e catalogá-los em um site que ele mesmo criou. Com certeza você se identificou com isso, pasconeiro, pois já deve ter criado sites, blogs, perfis em redes sociais, jornais, revistas, murais…

“Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo”, disse o bispo Dom Domenico Sorrentino, ao Vatican News.

O Papa Francisco também o citou na exortação pós-sinodal Christus Vivit, como exemplo de alguém que fez um bom uso dos meios digitais para a evangelização.

Como inspiração para a missão dos agentes da Pastoral da Comunicação e comunicadores católicos, seguem 12 frases de Carlo Acutis:

  1. “Estou feliz em morrer, por que vivi minha vida sem perder nem mesmo um minuto dela com coisas que Deus não gosta.”

  2. “A única coisa que nós temos que pedir a Deus na oração é a vontade de ser santos.”

  3. “O balão necessita de descarregar os seus pesos para poder elevar-se. Assim também a alma, para chegar ao céu, precisa de remover até às pequenas cargas que são os pecados veniais.”

  4. “Ser cristão, para mim, significa observar o mundo e levar minha alegria e a minha força aos demais.”

  5. “Peça ao seu Anjo da Guarda para ajudá-lo continuamente, de modo que ele se torne Seu melhor amigo.”

  6. “A nossa bússola deve ser a Palavra de Deus, com a qual devemos lidar constantemente, mas para uma Meta como essa são precisos meios muito especiais, como os sacramentos e a oração.”

  7. Perto de falecer, confidenciou aos pais: “Ofereço todos os sofrimentos desta minha partida ao Senhor, ao Papa e à Igreja, para não fazer o Purgatório e ir direto para o Paraíso.”

  8. “Todos os dias vivo a Eucaristia como um diálogo constante com Jesus, como uma autêntica esperança. A Eucaristia é a minha autoestrada para o céu.”

  9. “Os amigos são uma das nossas maiores riquezas, devem ser cultivados, com muito cuidado e ternura.”

  10. “A tristeza é o olhar voltado para si; a felicidade é o olhar voltado para Jesus.”

  11. “Todos nascemos originais, mas muitos de nós morremos como fotocópias.”

  12. “A nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O infinito é a nossa pátria. Desde sempre o Céu nos espera.”

Ficou inspirado, pasconeiro?

Que Carlo Acutis seja exemplo e inspiração em nossa comunicação via Mídias Digitais.

Fonte: Portal da Pascom Brasil

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184