Notícias
Giro Cristão 18/05/2017

Missa de ação de graças pela canonização de Jacinta e Francisco

 

Roma (RV) - Uma Missa em ação de graças pela canonização de Jacinta e Francisco Marto será celebrada no sábado, 20 de maio, na Basílica de São Pedro.

A celebração, com início às 10 horas, será presidida pelo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

Após a celebração terá lugar no Salão Nobre da Pontifícia Universidade Gregoriana uma Conferência sobre a espiritualidade dos novos Santos.

O Reitor da Gregoriana, Padre Nuno Gonçalves, SJ, fará uma saudação inicial, seguida pela reflexão do Diretor de Estudos de Fátima, sobre os textos referentes à Fátima, fontes e interpretações.

Mais tarde, o Cardeal Angelo Amato explicará algumas particularidades sobre a santidade dos dois pastorzinhos, seguido pela explanação do Bispo de Leiria-Fátima, Dom Antonio Marto, que concluirá os trabalhos.

Um concerto de Giampaolo di Rosa na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses imediações da Praça Navona concluirá os eventos do dia dedicado aos novos santos. (JE/Zenit)

Veja mais no site da Rádio Vaticano: http://br.radiovaticana.va/

.................................................................................................................................

 

Igreja no Brasil e do Timor Leste renovam cooperação

 

 

Os bispos do Timor Leste, reunidos em Dilli, capital do país, no dia 11 de maio, solicitaram a renovação do Projeto de Cooperação Estrangeira entre as Igrejas do Brasil e do Timor Leste. São parceiros deste projeto, por parte do Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Desde 2014 a CNBB, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária, apoiou o envio de 12 docentes para atuarem no Timor Leste.

A maioria dos docentes enviados são de três programas de Pós-Graduação da PUCPR dos cursos de Teologia, Filosofia e Bioética. As atividades dos docentes incluíram aulas no Instituto Superior de Filosofia e Teologia de Dili, onde lecionaram diversas disciplinas, conforme a sua área de formação. Também fez parte do projeto um Curso de Formação Continuada para o clero local.

Alguns padres que fizeram o curso no Timor Leste darão continuidade a seus estudos no Brasil em cursos de mestrados e doutorados nas áreas de Filosofia, Teologia ou Bioética, como é o caso do padre José Maia, da diocese de Maliana, que já iniciou seu mestrado na PUCPR em março deste ano. O padre Agostinho Soares de Jesus, sacerdote timorense Salesiano, tem previsão de chegar ao Brasil em julho de 2017 para fazer o doutorado em Teologia Pastoral.

De acordo com o padre Domingo Alves, reitor do ISFT de Dili, a PUCPR tem facilitado a acolhida destes sacerdotes orientando antecipadamente seus projetos de pesquisa e isentando os mesmos dos pagamentos de mensalidades, por serem estrangeiros. A partir disso, os três bispos do Timor, dom Basílio do Nascimento diocese de Baucau; dom Norberto do Amaral – diocese de Maliana e dom Virgílio do Carmo da Silva diocese de Dili solicitaram à CNBB e à PUCPR a continuação do projeto.

Veja mais no site da CNBB: http://cnbb.net.br/

.................................................................................................................................

 

9ª Peregrinação e o 7º Simpósio Nacional da Família

 

O Santuário Nacional de Aparecida em São Paulo acolherá entre os dias 27 e 28 de maio a 9ª Peregrinação e o 7º Simpósio Nacional da Família. Os eventos serão realizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Em meio as comemorações pelos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, o lema do evento é "No Ano Mariano, a família peregrina para a Casa da Mãe".

A programação do encontro começa no sábado, 27 de maio, iniciando com o 7º Simpósio Nacional, que receberá conferencistas para abordagem de temáticas relevantes para a vida em família e para o trabalho da Pastoral Familiar. A peregrinação tem início da noite de sábado com a Santa Missa, e em seguida, procissão luminosa.

 

Programação


A exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco, intitulada "Amoris Laetitia sobre o amor na família", será abordada logo na primeira conferência do Simpósio. A doutora Maria Inês de Castro Millen, médica, mestre em Ciência da Religião e doutora em Teologia, apresentará o documento a partir da visão da mulher.

Por sua vez, o bispo da diocese paulista de Osasco e presidente da Comissão para a Vida e a Família, dom João Bosco Barbosa de Sousa, conduzirá a segunda conferência sobre a temática "Família: uma luz para vida em sociedade" e a iluminação bíblica "Vós sois a Luz do Mundo" (Mt 5, 14).

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos do Prado, comentará o acompanhamento de adolescentes e jovens na família à luz do capítulo VII da exortação "Amoris Laetitia".

Ainda durante o Simpósio, será apresentada a experiência de uma equipe de Regional da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e a meditação do Santo Terço.

 

Peregrinação


A atividade religiosa terá início com a celebração eucarística, às 18h, na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Na ocasião, a Peregrinação das Famílias contará com uma procissão luminosa inspirada no lema "No Ano Mariano a família peregrina para a casa da mãe".

No domingo, haverá duas missas com a participação das famílias de peregrinos, sendo a primeira às 8h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, e a segunda às 10h, celebrada por dom João Bosco Barbosa.

O casal coordenador, Beto e Valéria, e o assessor eclesiástico, padre Marcelo, da Pastoral Familiar do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) participam da 9ª Peregrinação e o 7º Simpósio Nacional da Família.

Confira a programação completa da 9ª Peregrinação e 7º Simpósio Nacional da Família, aqui.

 

Veja mais no site do Regional Leste 2: http://www.cnbbleste2.org.br

 

Postado neste portal por: Leidiane Trigueiro - Assessoria de Imprensa Diocesana

 


Mitra Diocesana de Patos de Minas:
Rua Tiradentes, 388, Centro - Patos de Minas - MG - CEP38.700-134 -
(34) 3821 3213/3821 3184 - contato@diocesedepatosdeminas.org.br

©2012 Diocese de Patos de Minas
WEBTOP



SETH