Notícias
Giro Cristão 17/05/2017

Caminho da Sagrada Família" será "patrimônio da humanidade"

 

Cairo (RV) - A Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência eCultura) prepara-se para reconhecer o “Caminho da Sagrada Família” patrimônio da humanidade. Trata-se, segundo tradições milenares, do itinerário que une os lugares por onde Maria, José e o Menino Jesus passaram na fuga para o Egito fugindo da violência de Herodes.

 

Reconhecimento da Unesco poderá favorecer peregrinação

 

A notícia foi dada pelo diretor das relações internacionais da Autoridade para a promoção do turismo egípcio, Adel al Gindy. Segundo a agência missionária Fides, há tempo os responsáveis das políticas egípcias para o turismo têm insistido no “Caminho da Sagrada Família” como itinerário a ser proposto às agências especializadas na organização de peregrinações cristãs. Eles consideram que o reconhecimento da Unesco poderá favorecer o aumento dos fluxos de peregrinos.

A recente visita do Papa Francisco ao Egito (28/29 de abril) foi vista pelos responsáveis políticos do turismo egípcio como uma ocasião para repropor o grande país do nordeste da África entre as possíveis metas de peregrinação para os cristãos do mundo inteiro, nas pegadas da Sagrada Família.

 

Hospitalidade dada pelo Egito à Sagrada Família

 

Nos discursos pronunciados durante a visita o Papa Francisco fez várias referências ao acolhimento dado pelo Egito ao Menino Jesus, José e Maria, obrigados ao exílio.

Antes da visita papal, um dos membros da Comissão ministerial constituída para relançar o Caminho da Sagrada Família, Nader Guirguis, fizera referência também a hipóteses históricas baseadas na narração dos Evangelhos, segundo as quais a permanência da Sagrada Família no Egito pode ter durado alguns anos.

 

Apresentada no Vaticano programa “A viagem da Sagrada Família”

 

No dia 9 de maio, à distância de menos de duas semanas da visita do Papa, o ministro do Turismo egípcio Yahiya Rashid esteve no Vaticano para apresentar o programa “A viagem da Sagrada Família”. A esse respeito, a mídia egípcia afirma a realização de contatos entre entidades do turismo egípcio e a Obra romana peregrinações.


Atividade institucional do Vicariato de Roma, a Obra romana peregrinações organiza e promove desde 1933 peregrinações e itinerários religiosos-culturais em Roma e no mundo inteiro. (RL)


Veja mais no site da Rádio Vaticano: http://br.radiovaticana.va/

.................................................................................................................................

 

Movimento Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas retoma o trabalho sobre os temas

 

Movimento discutindo os temas.
Foto: CNBB/Maurício Sant ´Ana

 

Na manhã desta terça-feira, 16 de maio, em Brasília (DF), foi realizada uma reunião de representantes de várias entidades entre as mais de 100 que fizeram parte do movimento Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas que colheu quase um milhão de assinaturas para endossar uma proposta ao Congresso Nacional. O encontro já é o segundo de uma nova série de reuniões com o objetivo de retomar as discussões sobre o tema. O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Coalizão, dom Joaquim Mol, coordenou os trabalhos e o encontro ainda contou com uma mensagem do bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.

“A CNBB vem insistindo há muito tempo em uma reforma política, não apenas em alguns pontos, mas em uma reforma política verdadeira”, disse dom Leonardo. “Se formos observar as notas da CNBB, ela sempre se voltou a essa questão: a necessidade urgente de uma reforma política para podermos retomar a ética na política”, sublinhou o secretário-geral. Ele considera que iniciativas como a da coalizão expressam a tentativa da sociedade em dar uma contribuição no debate sobre Reforma Política. Por causa dessa importância, segundo dom Leonardo: “foi necessário agora retomar essa discussão, debates e reflexões sobre a reforma política com a Coalizão”.

“A coalizão foi muito importante, continua sendo e será importante. Por meio desse fórum, representado pela Coalizão, poderemos continuar a discutir com a sociedade como, realmente, poderemos fazer uma Reforma da Política, dando assim uma contribuição para uma sociedade que deve ser sempre fraterna, justa e solidária”, disse dom Leonardo.

Dom Leonardo disse que sua mensagem no encontro da Coalizão foi, na verdade, “mais um pedido da Conferência para envolvermos a sociedade toda nesse diálogo e debate para termos uma sociedade que seja justa, fraterna e que a política tenha o primado da ética, porque sem a participação da sociedade como um todo, nós não teremos uma Reforma Política realmente democrática”.

A CNBB tem insistido no tema da Reforma Política em várias instâncias. Na última assembleia geral, realizada em Aparecida (SP), entre os dias 26 de abril e 5 de maio, os bispos emitiram uma nota sobre o grave momento que o Brasil atravessa na qual recordaram: “É sempre mais necessária uma profunda reforma do sistema político brasileiro. Com o exercício desfigurado e desacreditado da política, vem a tentação de ignorar os políticos e os governantes, permitindo-lhes decidir os destinos do Brasil a seu bel prazer. Desconsiderar os partidos e desinteressar-se da política favorece a ascensão de ‘salvadores da pátria’ e o surgimento de regimes autocráticos. Aos políticos não é lícito exercer a política de outra forma que não seja para a construção do bem comum. Daí a necessidade de se abandonar a velha prática do ‘toma lá, dá cá’ como moeda de troca para atender a interesses privados em prejuízo dos interesses públicos”.

Os principais objetivos dessa nova série de debates da Coalizão são o de continuar levantando emendas para o projeto de Reforma Política que atualmente tem como relator o deputado Vicente Cândido, do PT de São Paulo, e proporcionar um amplo debate entre as entidades a respeito do momento atual da sociedade e a política no Brasil.

O secretário-executivo do Centro Nacional de Fé e Política dom Helder Câmara (CEFEP), padre Ernane Pinheiro, que participou da reunião, relatou que “os participantes da reunião tomaram três decisões importantes: fazer contato com os departamentos de comunicação de todas as entidades para propor mais irradiação da retomada dos debates; enviar uma mensagem às entidades membros da Coalizão, comunicando a retomada da discussão e a elaboração de uma mensagem desta articulação em agradecimento à CNBB pelo posicionamento firme manifestado nas últimas notas oficiais a respeito da Reforma da Previdência, aos trabalhadores do Brasil e a respeito do grave momento nacional.

Veja mais no site da CNBB: http://cnbb.net.br/

.................................................................................................................................

 

Pastoral da Pessoa Idosa realiza XV Assembleia Geral, por videoconferência

 

A coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB e coordenações (arqui)diocesanas estiveram reunidas na sede do Regional em Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira, 17 de maio, para a realização da XV Assembleia Geral Ordinária da Pastoral da Pessoa Idosa.

Em uma iniciativa pioneira, a Assembleia aconteceu por meio de videoconferência e reuniu agentes e coordenações da PPI de diversas regiões do país. A reunião foi conduzida pelo arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Pastoral da Pessoa Idosa, dom Antônio Peruzzo e pela cordenadora nacional, irmã Terezinha Tortelli. A transmissão ocorreu da sede do CELEPAR, em Curtitiba (PR) onde estavam presentes demais membros da equipe nacional.

Durante a reunião foram apresentados a avaliação das atividades da Pastoral da Pessoa Idosa no ano de 2016, metas e projetos previstos para 2017 e a segunda edição da Ação entre Amigos, que será realizada em 15 de dezembro. Os participantes que estavam conectados participaram e enviaram suas contribuições por meio de chats, vídeos e áudios.

Veja mais no site do Regional Leste 2: http://www.cnbbleste2.org.br/

.................................................................................................................................

 

Juventude Missionária em São Paulo realiza Encontro Estadual

 

 

A programação do encontro realizado nos dias 28 a 30 de abril, incluiu partilha das atividades desenvolvidas pela JM nas paróquias e dioceses.

A Juventude Missionária (JM) do Estado de São Paulo, esteve reunida na sede da Obra dos Cenáculos Missionários (OCM) na cidade de São Paulo, para encontro estadual de nível I. Participaram da reunião, nos dias 28 a 30 de abril, 30 jovens vindos das arquidioceses de São Paulo (Região Episcopal Brasilândia e Regional Sé) e Ribeirão Preto e das dioceses de Guarulhos, Franca (Orlândia) e Bragança Paulista.

As atividades abriram com uma oração e, em seguida, o encontro foi conduzido pelo o jovem Renan Miguel, coordenador estadual da JM no Regional Sul 1 da CNBB, que falou sobre a Juventude Missionária, sua origem, metodologia, espiritualidade e cooperação missionária. Houve também trabalho em grupo com o tema “cultura brasileira”, onde os jovens preparam oficinas missionárias, podendo ser realizadas em suas paróquias. Pela noite aconteceu o momento de espiritualidade missionária, com o terço missionário, concluindo com um momento de espiritualidade Taizé.

A programação incluiu ainda partilha das atividades desenvolvidas pela JM nas paróquias e dioceses. Padre Fabrício Moraes, assessor do Setor Juventude da Região Episcopal Brasilândia em São Paulo, presidiu a celebração eucarística.

Para o Jovem David Silva assessor da JM de Ribeirão Preto, o encontro servirá para ajudar o grupo, tanto na parte espiritual quanto na formação. “O que eu achei mais interessante como assessor foi o a forma com que a equipe trabalhou e as orientações para os grupos que estão começando e os grupos já formados. O importante é a amizade entre os participantes e a certeza que vão levar para a vida todo esse conteúdo”.

Irmã Albertina Ghisleri participou pela primeira vez de um Encontro da JM do Estado de São Paulo. “Levei comigo a jovem do segundo ano do Ensino Médio, Mariana Teylor que por sinal gostou muito e retornou bem animada. A coordenação organizou muito bem e com dedicação”, relatou a religiosa. “Nossos momentos de espiritualidade e a Eucaristia nos ajudaram a crescer na fé em Cristo Ressuscitado. Gosto da presença dos assessores junto com os jovens, irmãos e irmãs de caminhada da Missão. Com informações da JM no estado de São Paulo.

Veja mais no site da POM:
http://www.pom.org.br

.................................................................................................................................

 

Inscrições para Semana Missionária 2017

 

Entre os dias 22 e 29 de julho será realizado o encerramento do projeto Rota300. Todos estão convidados a participar da Semana Missionária, entre os dias 22 a 28 de julho de 2017, nas dioceses banhadas pelo Rio Paraíba.

As inscrições já estão disponíveis. CLIQUE AQUI e inscreva-se! No dia 29 um grande encontro de jovens missionários será realizado em Aparecida, na casa da Mãe Aparecida.

Ao preencher o formulário de inscrição na Semana Missionária, será necessário informar em qual Diocese deseja participar.

 

São elas:

 

Diocese de São José dos Campos (SP)
Diocese de Taubaté (SP)

Diocese de Mogi das Cruzes (SP)
⇒ Diocese de Lorena (SP)
⇒ Diocese do Piraí-Volta Redonda (RJ)
⇒ Diocese de Valença (RJ)
⇒ Diocese de Friburgo (RJ)
⇒ Diocese de Campos (RJ)
⇒ Diocese de Caratinga (MG)
⇒ Arquidiocese de Juiz de Fora (MG)
⇒ Diocese de Leopoldina (MG)

 

“Cada Diocese poderá inscrever-se diretamente em uma das 11 dioceses. Estamos oferecendo 3.800 vagas para jovens de todo o Brasil. As dioceses que acolhem os missionários ficarão responsáveis pelas despesas de alimentação e estadia. As despesas da viagem e translado a Aparecida serão por conta de cada missionário”, orienta Dom Vilsom Basso, SCJ em carta enviada aos Bispos.

Em Aparecida, no dia 29 de julho, haverá hospedagem para os jovens deixarem suas bagagens e um café da manhã. A programação completa para este dia será divulgada aqui no site dos Jovens Conectados.

“Inspirados nas palavras de Jesus: Ide pregai o evangelho’ e do Papa Francisco que nos pede para sermos uma Igreja ‘em saída’, oferecemos à juventude e à Igreja no Brasil esta Semana Missionária. Que o Senhor nos abençoe e a Mãe Aparecida nos cubra com seu manto de amor”, exorta Dom Vilsom. Participe da Semana Missionária e viva uma experiência transformadora em sua vida!


Veja mais no site Jovens Conectados: http://jovensconectados.org.br/

 

Veja o vídeo: https://youtu.be/PT6xGWRhvDQ

 

Postado neste portal por: Leidiane Trigueiro - Assessoria de Imprensa Diocesana

 


Mitra Diocesana de Patos de Minas:
Rua Tiradentes, 388, Centro - Patos de Minas - MG - CEP38.700-134 -
(34) 3821 3213/3821 3184 - contato@diocesedepatosdeminas.org.br

©2012 Diocese de Patos de Minas
WEBTOP



SETH