Notícias
Giro Cristão 12/05/2017

Fátima: o primeiro dia, da primeira vez do Papa no país

 

Fátima (RV) - Fátima está pronta para receber o Sucessor de Pedro, Papa Francisco. Nesta tarde o Santo Padre pisa em solo português dando início à sua peregrinação apostólica que o traz ao Santuário mariano de Fátima, única etapa de sua peregrinação. O Papa vem para a celebração do primeiro Centenário das Aparições de Fátima.

O avião papa está previsto aterrisar às 16h20 hora local na base aérea de Monte Real. Ainda em Monte Real teremos a cerimônia de boas-vindas e um encontro privado com o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.


Francisco fará ainda uma visita à Capela do Ar, ainda dentro da base aérea onde rezaram Paulo VI em 1967 e João Paulo II em 1991. Da Base aérea Francisco irá se deslocar de helicóptero até o Estádio de Fátima, um voo de cerca 20 minutos. Do Estádio até o Santuário o Papa vai de papamóvel, fazendo um percurso semelhante ao efectuado pelo Papa Bento XVI. Esperam-se milhares de pessoas pelas ruas para saudar Francisco.


Escuta o audio: http://media02.radiovaticana.va/audio/audio2/mp3/00581334.mp3

 

O primeiro momento da agendo do Papa no Santuário será a visita à Capelinha, onde Nossa Senhora 100 anos atrás apareceu a Lúcia, Francisco e Jacinta, os futuros dois santos mais jovens da Igreja e cuja cerimônia de canonização será precisamente na Cova da Iria, neste sábado de manhã.

Ainda na noite de hoje Francisco, peregrino da esperança e da paz, presidirá à bênção das velas e à meditação do Terço na Capelinha com início às 21h30, hora local. O Papa também dirigirá uma saudação aos peregrinos.

Amanhã o grande dia com o ápice da peregrinação. A Santa Missa com a canonização de Francisco e Jacinta.

São mais de 6 mil os agentes de polícia que estarão cuidando da segurança do Papa Francisco e dos mais de 600 mil peregrinos, (alguns falam de um milhão) esperados nestes dois dias em Fátima.
A chegada do Papa a Portugal é acompanhada de chuva em todo o país. Há previsão de melhoria gradual das condições meteorológicas até o final do dia.

Amanhã de manhã, dia da canonização dos pastorzinhos são esperadas chuvas ligeiras.

Todavia, entre os milhares de peregrinos provenientes de mais de 30 países do mundo, estão os “irmãos na fé” da Associação Ecumênica Amigos de Fátima.

O Bispo de Leiria-Fátima, Dom Antônio Marto, e o Reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, deram as boas-vindas aos membros da Associação, uma organização da Igreja Anglicana inglesa que anualmente peregrina a Fátima nos dias 12 e 13 de maio.

A delegação anglicana ofereceu uma imagem de Nossa Senhora de Walsingham, localidade da zona de Norfolk, Inglaterra, um dos mais importantes santuários marianos do país. Foram ainda oferecidas três pinturas com perspectivas diferentes da Cruz Alta.
De Fátima, para a Rádio Vaticano, Silvonei José.

Veja mais no site da Rádio Vaticano: http://br.radiovaticana.va/

.................................................................................................................................

 

Celebração e almoço especial marcam o Dia das Mães na sede nacional da CNBB

 

 

As homenagens às 24 mães que trabalham na sede CNBB começaram logo cedo, nesta sexta-feira, 12 de maio. Às 7h30, uma missa, presidida por Pe. Antônio Silva da Paixão (Pe. Nequinho), foi especialmente dedicada a elas. Na celebração, na capela da entidade, o religioso lembrou da mãe de todas as mães. “Maria, a mãe de Jesus, foi dada para ser nossa mãe. Ela é a mãe de todos nós”.

Pe. Nequinho lembrou que o cuidado é uma dimensão especial da mãe de Deus e que, aprendemos, com ela, a cuidar uns dos outros. “Assim como uma mãe cuida dos seus filhos, que são diferentes, nós queremos pedir a Deus que nos ensine cada vez mais a viver a graça de cuidar das pessoas”, disse.

A homenagem às mães que trabalham na CNBB, e por extensão às mães que trabalham na Igreja no Brasil, nas paróquias, dioceses e regionais, continuou, às 11h45, no auditório da CNBB. Em um ambiente, decorado para a ocasião, fotos, vídeos, músicas e poemas foram usados para, segundo Karoline Duarte, do Departamento Social, valorizar as mães em nosso meio e em nossa vida.

Durante a homenagem, foram entregues presentes às mães. Mas o maior presente da CNBB às mães, segundo Pe. Nequinho, é a viabilização do Projeto Vida de Mãe, por meio do qual os filhos das colaboradoras podem ter acesso à uma educação de qualidade.

A comemoração do Dia das Mães seguiu com um almoço especial. Os colaboradores da CNBB assumiram o trabalho da cozinha, como forma de agradecimento às que preparam diariamente o alimento de todos os trabalhadores da sede da CNBB.

 

Vida de Mãe, presente da CNBB às mães

 

“Se o meu filho está, eu também me sinto bem”, dessa forma a colaboradora da CNBB, Débora de Sá, define seu sentimento em relação ao Projeto Vida de Mãe, que permite que seu filho Arthur Martins, com 8 anos, estude mais perto do seu trabalho na Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, localizada próximo à sede da CNBB.

“Antes do projeto, eu sempre pagava alguém para cuidar dele. Eu moro a 70 kilômetros da CNBB, em Planaltina de Goiás. Com meu filho estudando numa escola boa, mais próximo a mim, fico mais tranquila se acontecer alguma coisa”. Outro aspecto que a mãe destaca é o desempenho do filho. “Não tem nem comparação. O rendimento do meu filho melhorou muito. No colégio é oferecido, no período da arde, nivelação e reforço”, disse.

“Mais que um presente é uma benção; muitos colaboradores moram longe; só de vir trabalhar e saber que seu filho está mais próximo e bem cuidado, é uma benção”, fala de forma grata a colaborada.

Segundo Karoline Duarte, Assistente Social da CNBB, o projeto Vida de Mãe é fruto do projeto social da CNBB, Correndo Atrás de um Sonho, que surgiu em 2014. “A partir disto, começamos a preocupar com ações sociais que poderiam ser feitos também internamente”, disse.

O projeto Vida de Mãe começou a partir da necessidade das mães de terem os filhos mais próximos. “Muitas mães moram distantes do trabalho e não tinham com quem deixar seus filhos. A partir da constatação desta realidade social vivida pelos colaboradores, resolvemos atuar com um Projeto Social Elaborado especialmente para as mães da CNBB”, relatou.

Para coordenar a ação, foi montada uma Comissão, composta de colaboradores mães e pais, para levar o projeto adiante. Desde então, o Projeto Vida de Mãe estabeleceu uma parceria com a escola Católica Franciscana Nossa Senhora de Fátima, onde os filhos de colaboradoras e colaboradores estudam em tempo integral. Atualmente o projeto atende a 20 crianças em período integral, filhos de 17 colaboradores da CNBB, sendo 10 mães colaboradoras e 7 colaboradores.

Rosberg Flores, do setor de Informática da CNBB, é um dos pais contemplados com o projeto. Ele e sua esposa têm uma filha de 2 anos. Não tem condições de pagar alguém para cuidar da filha. “Quem ganha mais são nossos filhos. Como pais, a gente sempre pensa no melhor e quer que os filhos sejam melhores que fomos”, disse.


Veja mais no site da CNBB: http://cnbb.net.br/

.................................................................................................................................

 

 Catequese do Regional Leste 2 lança subsídio de preparação para o Batismo

 

A Comissão para a Animação Bíblico Catequética do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional do Bispos do Brasil lança, pela Editora FUMARC, a segunda edição do subsídio Celebrar o Dom da Vida - Preparação para o Batismo de Crianças. A publicação é resultado do trabalho da Comissão de Catequese do Regional e foi lançada pela primeira vez em 2014.


O subsídio Celebrar o Dom da Vida é destinado a coordenadores (as) de catequese e catequistas que desejam desenvolver trabalhos na preparação de pais e padrinhos para o Sacramento do Batismo de crianças, que pode ser feito em cinco, três ou apenas um encontro.


A publicação pode ser adquirida pela Loja Virtual Cristo Rei no telefone (31) 3273-8703, ou pelo site www.lojacristorei.com.br ao valor de R$12,00.


Veja mais no site do Regional Leste 2: http://www.cnbbleste2.org.br/

Postado neste portal por: Leidiane Trigueiro - Assessoria de Imprensa Diocesana

 


Mitra Diocesana de Patos de Minas:
Rua Tiradentes, 388, Centro - Patos de Minas - MG - CEP38.700-134 -
(34) 3821 3213/3821 3184 - contato@diocesedepatosdeminas.org.br

©2012 Diocese de Patos de Minas
WEBTOP



SETH