Notícias
Giro Cristão 11/04/2017

Dom Sérgio da Rocha tomará posse de título cardinalício

 

Cidade do Vaticano (RV) - O Arcebispo de Brasília, Cardeal Sérgio da Rocha, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tomará posse do título cardinalício na Basílica de Santa Cruz, situada na Rua Guido Reni, nas proximidades da Via Flaminia, em Roma, no domingo, 23 de abril, às 11h locais.

O cardeal foi nomeado arcebispo de Brasília em 15 de junho de 2011 pelo Papa Bento XVI e desde abril de 2015 preside a CNBB.

Dom Sérgio da Rocha foi criado cardeal pelo Papa Francisco, em 19 de novembro de 2016, na Basílica de São Pedro, no Consistório Ordinário Público para a criação de 17 novos purpurados. (MJ)

Veja mais no site da Rádio Vaticano: http://br.radiovaticana.va/

.................................................................................................................................

 

Novidade da Páscoa

 

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG)

 

Desde os inícios da constituição do Povo de Deus, Abraão foi visto como o pai da fé e da esperança em Javé. Em Jesus Cristo essa fé em Deus tem uma dimensão de novidade, porque é plenificada com o fato concreto da Ressurreição. Fé que se transforma em dom divino, e nela a esperança se renova sempre, imprimindo novo dinamismo na trajetória que fazemos na vida terrena.

A novidade da Páscoa é a Ressurreição de Jesus Cristo, fato histórico comprovado por testemunhas oculares, como os apóstolos e pessoas presentes naquele tempo. É constatação do cumprimento da aliança, como está relatado nas palavras bíblicas: “Estabeleço minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre, uma aliança eterna, para que eu seja Deus para ti e para os teus” (Gn 17,7).

A Páscoa, quando bem observada, faz com que as pessoas vivam de modo novo, sem interesses egoístas, e mais preocupadas com “as coisas do alto” (Col 3,1). Deve ser para nós uma festa de equilíbrio, de superação das violências e práticas que desarmonizam a identidade cristã das pessoas. É festa de novidade, de quem luta por justiça e pela construção da dignidade humana na sociedade.

Passada a Semana Santa, os cristãos são convocados para viver uma fé pascal e coerente com os ensinamentos de Jesus Cristo ressuscitado. A raiz dessa fé está assentada em quatro pilares: na morte, na ressurreição, na exaltação à direita de Deus e na volta do Senhor. É justamente essa convicção que caracteriza o novo modo de viver do cristão, e que deve marcar sua trajetória de vida.

A Ressurreição de Jesus Cristo foi como a luz do sol. Os que estavam nas trevas, na escuridão da morte, agora viram uma grande e brilhante luz presente em seus corações. Abriram suas mentes e conseguiram enxergar a beleza do encontro pessoal com Deus. Superaram a dureza de coração, de mente e de estruturas pétricas. O amor gratuito e contagiante de Deus modifica a vida humana.

Através da leitura assídua da Palavra de Deus conseguimos compreender, como também compartilhar, as riquezas que envolvem uma verdadeira experiência de fé cristã e de crescimento de vida fraterna. É nessa convivência que as barreiras vão caindo por terra. Assim podemos dizer que a vida pascal nunca é a mesma, é sempre cheia de novidades e rica por causa do mergulho em Jesus Cristo.

Veja mais no site da CNBB: http://www.cnbb.org.br/

.................................................................................................................................


Pastoral Familiar e NFE do Leste 2 lançam subsídio para o Setor Pré-Matrimonial

 

 

A Pastoral Familiar e o Núcleo de Formação e Espiritualidade do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançam o subsídio Sugestões para dinamização do Setor Pré-Matrimonial.  A publicação é resultado dos trabalhos realizados pela Pastoral Familiar e o NFE nas (arqui)dioceses do Regional durante o ano de  2014.

O subsídio é direcionado aos agentes da Pastoral Familiar, catequistas e professores que desejam desenvolver trabalhos na formação de crianças, adolescentes, jovens, namorados e noivos na correta compreensão e abrangência do projeto de Deus.

O objetivo da publicação é elencar pistas de ação, no intuito de colaborar com as comissões diocesanas e paroquias na elaboração de um planejamento e partilhar as experiências vivenciadas nas paroquias e dioceses do Regional. O subsidio Sugestões para dinamização do Setor Pré-Matrimonial pode ser adquirido pelos telefones (37) 99963-2749, (37) 99902-2749 ou pelos e mails silviobinho@gmail.com e soniadobinho@gmail.com no valor de R$10,00.

Veja mais no site do Regional Leste 2: http://www.cnbbleste2.org.br/


Postado neste portal por: Leidiane Trigueiro – Assessoria de Imprensa Diocesana

 


Mitra Diocesana de Patos de Minas:
Rua Tiradentes, 388, Centro - Patos de Minas - MG - CEP38.700-134 -
(34) 3821 3213/3821 3184 - contato@diocesedepatosdeminas.org.br

©2012 Diocese de Patos de Minas
WEBTOP



SETH