Notícias
Giro Cristão 07/04/2017

Acompanhe com a RV a vigília do Papa com os jovens

 

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco preside neste sábado, 8 de abril, à vigília de oração na Basílica Santa Maria Maior com os jovens, por ocasião da 32ª edição da Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano, que se celebra no Domingo de Ramos.

 

http://media02.radiovaticana.va/audio/audio2/mp3/00576812.mp3

 

A Rádio Vaticano transmite este evento ao vivo, com comentários em português, a partir das 18h20 (13h20 no horário de Brasília). “O Todo-Poderoso fez em Mim maravilhas” é o tema da mensagem da JMJ deste ano, que tem como protagonista Nossa Senhora, que soube dar graças a Deus e reconhecer as grandes obras que Ele realiza em sua vida.

No texto, o Papa utiliza expressões e terminologias próprias da juventude, como estar conectado, flashmob, redes sociais, reality show, e cunhou outra, “jovem-sofá”, para pedir aos jovens que sejam protagonistas de sua história e de seu futuro. Sobre esta linguagem, o Pe. João Chagas, Responsável pelo Setor de Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, faz um comentário aos ouvintes do Programa Brasileiro. Ouça clicando acima.

Veja mais no site da Rádio Vaticano: http://br.radiovaticana.va/

.................................................................................................................................

 

Igreja no Brasil realiza no Domingo de Ramos a Coleta Nacional de Solidariedade

 

Ação é proposta pela Campanha da Fraternidade para apoiar projetos no Brasil

 

No próximo dia 9, Domingo de Ramos, a Igreja Católica do Brasil organiza em todo país a Coleta Nacional da Solidariedade, uma ação prevista pela Campanha da Fraternidade (CF), que este ano propõe o aprofundamento e ações concretas em torno do tema do meio ambiente, com um destaque para os biomas brasileiros. Bispos, padres, religiosos(as), lideranças leigas, agentes de pastoral, colégios católicos e movimentos eclesiais são os principais motivadores e animadores desta coleta. 

Segundo o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, a conversão – movimento proposto para o período da Quaresma – exige passos concretos. A Coleta Nacional de Solidariedade, destaca o religioso, permite que os católicos ajudem os pobres e colaborem na continuidade do cuidado com a obra da criação.

A cada ano, com o recurso arrecado, a CNBB apoia pequenos projetos em todo país relacionados à temática proposta pela CF. Em 2017 serão apoiados pequenos projetos que tem como foco o tema do meio ambiente e a sustentabilidade. Em 2016, foi arrecado para o Fundo Nacional R$ 5.879.109,88. De 2012 a 2015, 1067 projetos de desenvolvimento local e solidariedade foram apoiados em todo o país pela CNBB. 

 

Fundo de Solidariedade

 

O resultado integral das coletas realizadas nas celebrações do Domingo de Ramos, coleta da solidariedade, com ou sem envelope, deve ser encaminhado à respectiva diocese. Do total arrecadado pela Coleta da Solidariedade, a diocese deve enviar 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB. A outra parte (60%) permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).

As doações para o Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB, podem ser efetuados na conta indicada abaixo, ao longo de todo o ano. O depósito dos 40% da Coleta da Solidariedade para o Fundo Nacional de Solidariedade – CNBB deve ser feito na seguinte conta: Banco Bradesco, Agência 0484-7 – Conta Corrente 4188-2 – CNBB. O comprovante do depósito precisa ser enviado por: e-mail – financeiro@cnbb.org.br  ou por correspondência para o endereço: SE/Sul Quadra 801 Conjunto B, CEP: 70.200-014 – Brasília – DF. Contato pelo telefone – (61) 2103-8309 (falar no financeiro).

Veja mais no site da CNBB: http://www.cnbb.org.br/

.................................................................................................................................

 

Documentário produzido pela Rede Catedral de Comunicação é vencedor de premiação da CNBB

 

A produção audiovisual “O Bento – Terra da Gente”, produzida pela equipe da Rede Catedral de Comunicação, da Arquidiocese de Belo Horizonte, é a vencedora da categoria Clara de Assis, de melhor documentário, na 50ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O resultado foi anunciado durante evento de premiação, realizado no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (Goiás), e será veiculado, em formato de programa especial, pelas emissoras católicas de todo o país, no dia 28 de abril, às 21h30.

Representando a TV Horizonte, estiveram presentes na cerimônia o Diretor Executivo, Eduardo Bandeira, e o apresentador e produtor, João Eugênio. “No ano em que a Campanha da Fraternidade tem como tema ‘Cultivar e Guardar a Criação’, o documentário vem ao encontro da preservação da vida humana e do meio ambiente”, destaca o diretor.

Na mesma categoria, concorriam outros dois documentários: “Pedro, as pedras e o pastor” e “Codependência: reconhecendo a doença drogas”, ambos da emissora TV Evangelizar, do Paraná.

Todos os materiais foram avaliados por especialistas da Rede Católica de Rádio e de quatro universidades brasileiras: PUC Rio, PUC Goiás, Católica de Salvador e Católica de Brasília. Os profissionais e professores de Rádio, Televisão, Cinema, Jornalismo e de Tecnologia selecionaram 3 trabalhos em cada categoria dos 5 prêmios. Esses indicados passaram por um Júri, composto por bispos, que escolheu os ganhadores. O Prêmio de Comunicação da CNBB estimula a produção de matérias que valorizem e realcem valores humanos e cristãos.


O Bento – Terra da Gente


Um ano após o desastre envolvendo o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), os moradores afetados continuam lutando, através da fé e esperança, para superar as consequências que a destruição ambiental causou. É com este propósito que a TV Horizonte lança o documentário “O Bento – Terra da Gente”. Durante cinco dias, a equipe da Rede Catedral, em parceria com a PUC TV Minas e apoio da Associação Católica de Comunicação (Signis Brasil), visitou a região atingida e ouviu relatos de diferentes moradores que habitavam o distrito de Bento Rodrigues. Com um olhar social sobre a causa, a produção mostra como a união e a devoção do povo foram importantes no processo de reconstrução das vidas. A Rádio América também desenvolveu uma série de reportagens especiais sobre o tema.

 

Assista ao documentário no site da TV Horizonte: clique aqui.


50 anos: Prêmios de Comunicação da CNBB


Dia: 28 de abril, sexta-feira – 21h30

Transmissão na TV: TV Horizonte, Rede Aparecida, Rede Vida de Televisão, Rede Rede Canção Nova, Rede Século 21, Rede Evangelizar, Rede Nazaré e TV Tubá.

Transmissão na Rádio: Centenas de rádios, de todo o país, por meio da Rede Católica de Rádio.

 Veja mais no site do Regional Leste 2: http://www.cnbbleste2.org.br/

 

Postado neste portal por: Leidiane Trigueiro - Assessoria de Imprensa Diocesana 

 


Mitra Diocesana de Patos de Minas:
Rua Tiradentes, 388, Centro - Patos de Minas - MG - CEP38.700-134 -
(34) 3821 3213/3821 3184 - contato@diocesedepatosdeminas.org.br

©2012 Diocese de Patos de Minas
WEBTOP



SETH