Notícias
Giro Cristão 31/03/2017

Pregação de Quaresma reflete sobre a fé na vida eterna

 

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco participou na manhã de sexta-feira (31/03) da 4ª pregação de Quaresma, proposta pelo Frei capuchinho Raniero Cantalamessa para os colaboradores da Cúria. Na Capela Redemptoris Mater, a meditação teve o tema “O Espírito Santo nos introduz no mistério da Ressurreição de Cristo”.

O pregador iniciou a reflexão com uma abordagem histórica da ressurreição. Pelo fato de ninguém ter visto o momento em que Jesus ressuscita, mas só tê-lo visto ressuscitado, os historiadores se baseiam em dois fatos: a súbita e inexplicável fé dos discípulos; e a explicação de tal fé que os interessados nos deixaram. Negando o caráter histórico e objetivo da ressurreição, o nascimento da fé e da Igreja se tornaria um mistério ainda mais inexplicável do que a própria ressurreição. Segundo Frei Cantalamessa, “não basta constatar historicamente os fatos, é necessário ‘ver’ o Ressuscitado, e isso a história não pode dar, mas só a fé”.  

Mas o que é a ressurreição, considerada do ponto de vista da fé?, questionou ainda o frade. A morte de Cristo não torna verdadeira a sua causa; somente testemunha que eles acreditavam na verdade dela. “Que Cristo tenha morrido todo mundo acredita, inclusive os pagãos, mas que tenha ressuscitado, só os cristãos acreditam e não é cristão quem não acredita”, prosseguiu.

A fé cristã na ressurreição dos mortos responde também ao desejo mais instintivo do coração humano.  


A verdade é que tudo o que diz respeito à nossa condição no pós-vida permanece um mistério impenetrável; a eternidade não é uma entidade que existe a parte e que pode ser definida em si mesma, como se fosse um tempo esticado infinitamente. É o modo de ser de Deus. A eternidade é Deus! Entrar na vida eterna significa simplesmente ser admitidos, por graça, a compartilhar o modo de ser de Deus.

O pregador oficial da Casa Pontifícia concluiu com uma citação de Santo Agostinho: “Quando se quer atravessar um braço de mar, a coisa mais importante não é sentar-se na costa e aguçar a visão para ver o que está do outro lado, mas é subir no barco que leva àquela margem. E também para nós a coisa mais importante não é especular sobre como será a nossa vida eterna, mas fazer as coisas que sabemos que nos levam a ela”.  Tradução de Thácio Siqueira.

Veja mais no site da Rádio Vaticano: http://br.radiovaticana.va/

.................................................................................................................................

 

14º Nordestão de Presbíteros é preparado pelos representantes do CRP nos 4 regionais do Nordeste da CNBB

 

O encontro será entre os dias 21 e 25 de agosto em Aracaju (SE)

 

Os sacerdotes representantes do Conselho Regional de Presbíteros (CRP) dos regionais Nordeste 1, 2, 3 e 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniram-se em Aracaju (SE) para preparar o 14º Nordestão de Presbíteros, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de agosto na capital sergipana.

O Tema do 14º Nodestão será "Presbítero do Nordeste: discípulo do Senhor e pastor do rebanho" e deve reunir 150 padres de todos os estados do Nordeste do Brasil.

Na programação do encontro os sacerdotes participarão de palestras, momentos de estudo e celebrações. Eles também devem aproveitar para trocar experiências e partilhar a missão. No último dia, depois da reunião de avaliação por regional, os presbíteros darão início ao planejamento para o 15º Nordestão.

O encontro terá como como assessor o doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Filosofia pela PUC Campinas, padre Jésus Benedito Dos Santos. Na reunião preparatória, estiveram presentes o presidente do Conselho Nacional de Presbíteros, padre Adelson Rodrigues; os presidentes dos Conselhos Regionais de Presbíteros, padre Emanuel Franklin (NE 1), padre Alcimario (NE 2), padre Iuri Ribeiro (NE 3); padre Edimar Lima (NE 4) e o padre Benjamim Júnior, representante do clero da arquidiocese de Aracaju. Com informações e foto do regional Nordeste 3.

Veja mais no site da CNBB:http://www.cnbb.org.br/

.................................................................................................................................

 

I Mutirão Regional de Comunicação

 

 

A Pastoral da Comunicação do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) realizará o I Mutirão Regional de Comunicação, nos dias 02 e 03 de junho de 2017, na PUC Minas, em Belo Horizonte (MG).

O evento é direcionado a (arce)bispos, padres, religiosos(as), agentes da Pascom e profissionais da área de comunicação com o   objetivo de estreitar vínculos, trocar experiências e consolidar a caminhada pastoral nas (arqui)dioceses do Regional Leste 2. 

I Mutirão Regional de Comunicação

Data: 02 e 03 de junho 


Local: PUC Minas - Campus Coração Eucarístico (Av. Dom José Gaspar, 500  Coração Eucarístico - Belo Horizonte MG)

 

Inscrições: 


R$ 50,00 (cinquenta reais) até 25 de abril
R$ 60,00 (sessenta reais) até 15 de maio

 

Pagamento das inscrições:


O pagamento das inscrições deverá ser feito mediante depósito bancário IDENTIFICADO em agências bancárias e casas lotéricas. Não serão aceitos pagamentos por transferências bancárias ou terminais eletrônicos, pois estas formas não possibilitam a identificação do depositante.

 

Dados bancários para depósito: 


Banco: Caixa

Agência: 0094
C/C: 1097-6
OP: 003
Nome: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
CNPJ: 33.685.686/0008-27

 

Após o depósito, enviar o comprovante para o e-mail comunicacao@cnbbleste2.org.br. A inscrição só será confirmada após o depósito bancário, devidamente identificado, e envio do comprovante. Para se inscrever, clique aqui 

 

Hospedagem


A hospedagem é por conta de cada participante. A Casa das Irmãs Sacramentinas (Rua Madre Beatriz Frambach, 84 Dom Bosco - Belo Horizonte/MG) fica próxima ao local do evento e comporta 50 pessoas. A responsabilidade de reserva e pagamento é de cada participante. As reservas podem ser feitas pelo telefone (31) 31 3375-7076.


Programação


Sexta-feira - 02 de junho

18h: Credenciamento


19h: Oração e Solenidade de abertura

20h: A comunicação do Papa Francisco (mesa de abertura com Pe. Antônio Camilo e professor Mozahir Salomão)

20h50: Intervenções

21h30: Coffee / Encerramento


Sábado - 03 de junho


08h: Café da manhã


08h30: Oração Inicial

09h: Palestra: Comunicação na Igreja: assessoria de imprensa, pascom (Pe. Rafael Vieira)

10h15: Coffee break

10h30: Palestra: Crimes na internet (Dra. Helen Sardenberg)

12h: Almoço

13h30: Oficinas     

- Fotografia (André Fachetti)

- Sonorização (Wilson Donni)

- Produção de textos (Aline Ferreira)

- Redes sociais (Marcus Tullius e Davidson)

- Pascom (Pe. Antônio Camilo e Janaína Gonçalves)

16h00: Coffee break

16h30: Missa de Encerramento

Ao final do evento, os participantes receberão certificado.

Informações pelos telefones (31) 3224-2434, 3224-0017 ou pelo e-mail pascomleste2@gmail.com.

 
Veja mais no site do Regional Leste 2: http://www.cnbbleste2.org.br/


Postado neste portal por: Leidiane Trigueiro – Assessoria de Imprensa Diocesana

 


Mitra Diocesana de Patos de Minas:
Rua Tiradentes, 388, Centro - Patos de Minas - MG - CEP38.700-134 -
(34) 3821 3213/3821 3184 - contato@diocesedepatosdeminas.org.br

©2012 Diocese de Patos de Minas
WEBTOP



SETH